Não use medicamentos indicados por outras pessoas, como amigos, vizinhos e parentes, mesmo que elas digam que tiveram os mesmos sintomas ou sinais que você.
 
Cuidado! Doenças diferentes podem ter sintomas ou sinais parecidos ou até iguais, e você poderá usar um medicamento que poderá prejudicar ainda mais a sua saúde.

 

 Não faça uso de remédios por conta própria e fique atento aos sinais: caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas a medicamentos que ingeriu, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde. Evite automedicação, procure um especialista e faça o uso do medicamento com a dosagem e horários prescritos pelo profissional. Também é importante fazer o armazenamento correto do medicamento. Não guarde em lugares úmidos ou quentes e não use após o prazo de validade vencer.

 

 

O que é automedicação?

 

É o ato de tomar remédios por conta própria, sem orientação médica.

A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer conseqüências mais graves do que se imagina.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada, pois o uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Outra preocupação em relação ao uso do medicamentos refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

O uso de medicamentos de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios. Todo medicamento possui riscos que são os efeitos colaterais.

 

O que é uso racional de medicamentos?


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entende-se que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ​​ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.

Exemplos de uso irracional de medicamentos incluem: uso de muitos medicamentos por paciente ("polifarmacia"); uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em dosagem inadequada, para infecções não bacterianas; excesso de uso de injeções quando formulações orais seria mais apropriado; falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas; automedicação inapropriada, muitas vezes medicamentos prescritos; não aderência aos regimes de dosagem.

IMPORTANTE: O uso excessivo, indevido ou o sub uso de medicamentos resulta em riscos para a saúde, além de desperdício de recursos financeiros.

 

 

5/5 – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento

 

A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado.

 

 

Material de suporte sobre Uso Racional de Medicamento

 

1) Download do Livro: Uso de Medicamentos e Medicalização da Vida

2) Roteiro de Criação de Comitês Locais (estaduais, municipais, distritais etc.) para Promoção do Uso Racional de Medicamentos

Arquivos disponíveis

Arquivos Data
A Microsoft Powerpoint file APRESENTAÇÃO FORUM ITAMARA.pptx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Apresentação FFEAF simposio visa niterói (1) (1).pdf 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file Apresentação FFEAF simposio visa niterói (1) (1).pptx 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file Apresentação Morena - Dúvidas sobre autuações e multas do CRF-RJ.pptx 2023-04-18
A file of unknown type Cannabis Registro, licenciamento e comercialização nas farmácias e drogarias.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Cartilha Saúde Estética.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Código de Ética.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file DAP - Declaração de Atividade Profissional (1).pdf 2023-04-18
A Microsoft Powerpoint file IMPLEMENTAÇÃO SERVIÇOS FARMACÊUTICOS.pptx 2023-04-18
A file of unknown type Importância do Farmacêutico no SUS.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Licenciamento de Consultório farmacêutico e Telefarmácia.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Manual CRF-RJ FFEAF Indústria.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Manual FFEAF Farmácias sem manipulação e drogarias.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file NOTA DE ESCLARECIMENTO DAP (1).pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Normas Revogadas com a Publicação da RDC 658_2022.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica Escrituração no Âmbito do SUS.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica Serviço de Fiscalização.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Nota Técnica sobre a aplicabilidade das Fichas de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF - Consulório.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF -Estética.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestra ENAF Judicialização 50 leitos.pdf 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Palestras ENAF - Estética.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Receitas de Controle Especial e Notificações de receitas-Dúvidas na dispensação dos controlados Como o farmacêutico deve agir na dúvida da legitimidade das receitas.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file Relatorio Final-compactado GTAFSUS CRFRJ.pdf 2023-04-18
A file of unknown type Requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana RDC nº 1972017.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade criminal na comercialização de medicamentos (pessoa física e jurídica).ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade da PJ e do profissional farmacêutico no comércio varejista de medicamentos frente às regulamentações do CDC.ppsx 2023-04-18
A file of unknown type Responsabilidade solidária.ppsx 2023-04-18
An Adobe Acrobat file apresentacao-fveep.pdf 2018-09-27