Cristo Redentor é iluminado de azul no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Ação faz parte da campanha dos conselhos de Farmácia pelo uso racional de antimicrobianos e contemplará outros monumentos espalhados pelo país.

 

Cartão postal mais importante do Brasil e o quarto ponto turístico mais visitado do mundo, o Cristo Redentor foi iluminado de azul na noite deste domingo, 5/05, no lançamento da campanha dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia pelo Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado nesta data. Os representantes do CFF e do CRF-RJ foram recebidos pelo reitor do Santuário, Padre Omar.

Durante todo o mês, outros monumentos e pontos turísticos espalhados pelo país também receberão a iluminação especial com o propósito de alertar para uma epidemia silenciosa que mata cerca de 5 milhões de pessoas no mundo anualmente: a resistência aos antimicrobianos.

O problema afeta todo o planeta e pode exaurir alternativas terapêuticas contra infecções por bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos nocivos à saúde. Estima-se que, em 2050, 10 milhões vidas humanas por ano serão perdidas, superando as mortes estimadas para câncer (8,2 milhões) e diabetes (1,5 milhões).

O presidente do CFF, Walter Jorge João, lembrou que os farmacêuticos são “peças-chave neste contexto, atuando na descoberta e no desenvolvimento de novos antimicrobianos, assim como na conscientização dos prescritores e usuários sobre o manejo e uso correto dos medicamentos já existentes, bem como no diagnóstico e testagem de bactérias multirresistentes”.

A presidente em exercício do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, Luzimar Gualter Pessanha, lembrou que, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox) os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. “Os farmacêuticos são provedores do cuidado e promotores do bem-estar. E aqui, aos pés do Cristo, gostaria que todos os farmacêuticos e demais profissionais da área da Saúde fossem abençoados e fossem também valorizados. Senhores governantes, olhem por quem cuida, porque quem cuida também merece ser cuidado.”

A conselheira federal de Farmácia pelo estado do Rio de Janeiro, Talita Barbosa, destacou que o uso inadequado dos antimicrobianos tem levado mais da metade das doenças infecciosas a se tornarem difíceis de tratar. “Precisamos de ações coordenadas de todos os setores para enfrentar esse grande desafio. Campanhas como essa promovem a conscientização, boas práticas, sensibilização às pessoas e aos profissionais prescritores. O combate à resistência aos antimicrobianos não é apenas uma questão de saúde, é uma questão de sobrevivência.”

Ao final do ato de lançamento da campanha, Luzimar Pessanha e Padre Omar assinaram um termo de cooperação que torna o Santuário Cristo Redentor e o CRF-RJ aliados pela saúde e bem-estar das comunidades mais carentes da capital carioca. O CRF-RJ cooperará com as obras da Igreja, por meio das quais são beneficiadas milhares de famílias do Rio de Janeiro.

Padre Omar e os presidentes do CFF, Walter Jorge João, e do CRF-RJ, Luzimar Gualter Pessanha, aproveitaram o momento para interceder também pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Que todos os que puderem colaborem e apoiem os cidadãos gaúchos que tanto estão sofrendo com essa tragédia”, destacou o presidente do CFF.

Estiveram presentes ao lançamento da campanha, toda a Diretoria do CRF-RJ, o professor Tarcísio José Palhano, assessor da Presidência do CFF, Josélia Cintya Quintão Pena Frade, coordenadora técnico-científica do CFF e o professor Marcelo Pilonetto, assessor Ad-hoc do CFF para a Resistência aos Antimicrobianos, entre outras lideranças e autoridades farmacêuticas.

Primeira reunião presencial do Grupo Técnico de Vacinação Humana do CRF/RJ

WhatsApp_Image_2024-05-03_at_16.35.57.jpeg

Nesta quinta-feira (02/05) ocorreu a primeira reunião presencial do Grupo Técnico de Vacinação Humana do CRF/RJ.

Na reunião, estiveram presentes a Dra. Angélica Pinto (coordenadora do GT), a Dra. Cláudia Quelhas (secretária do GT), o Dr. Lucas Ramos, membro do GT e conselheiro regional, a Conselheira Federal do Rio de Janeiro, Dra. Talita Barbosa, além dos membros Dra. Layla Rangel e Dr. Tácio Lima, que foram recebidos pela Presidente em exercício do CRF/RJ, Dra. Luzimar Gualter.

O CRF/RJ informa que possui 837 farmacêuticos habilitados em vacinação e reafirma seu compromisso em fortalecer a atuação dos profissionais farmacêuticos nesta área que é de suma importância para o bem-estar da população.

CRF/RJ promove Ação Social em Duque de Caxias

 

WhatsApp_Image_2024-04-30_at_13.15.46.jpeg

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) realizou mais uma Ação Social, com o apoio da Medlevensohn, na manhã de hoje (30/04), na Alameda Xavier Filho, em Jardim Primavera - Duque de Caxias.

O propósito da ação foi trazer visibilidade para a comunidade farmacêutica, incentivar a valorização dos profissionais, para a saúde e o bem-estar da população.

Durante o evento, o Conselho ofereceu testes de glicose, aferição de pressão arterial e orientação farmacêutica aos moradores da região.

Agradecemos a todos os voluntários que auxiliaram em mais essa Ação Social do CRF/RJ e, em especial, à Medlevensohn por apoiar esta iniciativa tão importante.

O CRF/RJ participa do I Fórum de Valorização da Profissão Farmacêutica na Universidade Unigranrio

WhatsApp_Image_2024-05-03_at_16.09.26.jpeg

 

O CRF/RJ promoveu na noite desta quinta-feira (03/05) o I Fórum de Valorização da Profissão Farmacêutica na Universidade Unigranrio, em Duque de Caxias.

O evento contou com a presença da Presidente em exercício do CRF/RJ, Dra. Luzimar Gualter. Também estiveram presentes a Tesoureira do CRF/RJ, Dra. Alexandra Gomes, a Conselheira Federal de Farmácia pelo Rio de Janeiro, Dra. Talita Barbosa, o presidente licenciado, Dr. Camilo Carvalho, o Conselheiro do CRF/RJ, Dr. Lucas Ramos, a Coordenadora da Seccional do CRF/RJ da Região dos Lagos, Layla Rangel, a Dra. Angélica Pinto, o vice-presidente do Sinfaerj, Dr. Cristiano Lins, o Coordenador do Curso de Farmácia da Unigranrio de Duque de Caxias, Dr. Lásaro Stephanelli, além de professores da universidade. Durante o encontro, os participantes compartilharam suas experiências pessoais, a jornada da formação e grandes histórias. Apresentaram inúmeros exemplos em que os profissionais de farmácia foram protagonistas e ganharam destaque nos veículos de comunicação, salvando vidas, bem como as barreiras que precisam superar para alcançar o sucesso.

O CRF/RJ parabeniza todos os farmacêuticos e graduandos de Farmácia que participaram do evento. Agradece ao Dr. Lásaro e a Unigranrio pelo apoio e por ceder o espaço. Agradece especialmente a todos pelo compromisso em incentivar o protagonismo e a valorização da profissão farmacêutica.

CRF/RJ realizará Ação Social em Duque de Caxias

 

📌 O CRF/RJ realizará uma Ação Social em Duque de Caxias. O evento acontecerá nesta terça-feira, 30 de abril, das 9h às 13h, na Alameda Xavier Filho, próxima à Prefeitura, em Jardim Primavera - Duque de Caxias.

Durante esta iniciativa, a equipe do CRF/RJ oferecerá diversos serviços farmacêuticos gratuitos à população. Entre eles, destacam-se testes de glicose, aferição da pressão arterial e orientação farmacêutica.

O propósito primordial desta ação é enfatizar a relevância do profissional farmacêutico para a saúde e o bem-estar da sociedade.

Contamos com a participação