Medicamento mais prático trata infecção pulmonar

Um novo tratamento acaba de chegar ao mercado para combater um dos principais problemas decorrentes da fibrose cística. Trata-se de um antibiótico criado para atacar a infecção pulmonar causada pela bactéria "pseudomonas aeruginosa". A fibrose cística é uma doença grave, de origem genética, em que o portador nasce sem uma proteína cuja principal função é servir de canal de transporte de cloro para o organismo.
Sem ela, são afetados os sistemas respiratório e gastrointestinal, causando má absorção pelos intestinos e concentração elevada de cloretos no suor. Daí porque a fibrose cística é conhecida popularmente como a doença do beijo salgado. Como uma das principais dificuldades dos pacientes de fibrose cística é a alta carga diária de tratamento, que inclui, entre outros procedimentos, nebulização, terapia de desobstrução das vias aéreas e fisioterapia, o novo medicamento, tobramicina, proporciona praticidade e rapidez, por ser o primeiro antibiótico em pó, o que possibilita uma nova abordagem terapêutica.
Segundo o pediatra José Dirceu Ribeiro, coordenador da Pneumologia Pediátrica da Universidade de Campinas (Unicamp), a doença afeta um em cada dez mil nascidos vivos, no Brasil. Ela é classificada em seis categorias, tem cerca de duas mil mutações, e muitas delas vão se manifestar apenas na vida adulta. Ribeiro reforça que a nova terapia vai permitir maior qualidade de vida, ao proporcionar um tratamento rápido, eficaz, que pode ser aplicado em qualquer lugar, afinal é portátil, e não precisa de ponto de energia como a nebulização.
Na forma de pó, o medicamento encurta o tempo de tratamento em 72% em relação à terapia atual. E como a maioria desse pacientes tem menos de 20 anos, e a maior concentração acontece em crianças de até 15 anos, o peso do tratamento é ainda maior. "É muito mais fácil de usar. Embora os medicamentos em forma de solução tenham sua eficácia, demandam muito mais tempo", diz.

Fora da rede pública

A má notícia é que o produto ainda não está disponibilizado na rede pública e seu custo é de mais de R$ 5 mil, no particular. Na verdade, o custo é equivalente ao cobrado pelo produto na forma de solução, este, sim, já oferecido na rede pública. No Hospital de Base de Rio Preto, um dos centros de referência para tratamento da doença no Estado, é oferecido gratuitamente o que há de mais avançado no controle da fibrose.
São mais de 20 pacientes, cujas idades variam de 6 meses a quase 40 anos. Para o pneumologista pediátrico João Batista Salomão Junior, de Rio Preto, o tratamento da doença deve ser precoce, diário, individualizado, vigoroso e contínuo, visando à profilaxia das infecções e das complicações, ao lado de suporte psicológico e socio-econômico, ao paciente e sua família.
Além disso, o médico lembra que este paciente precisa de fisioterapia respiratória diária, uso rotineiro de antibióticos para bactérias que acometem os pulmões, enzimas pancreáticas, suplementos nutricionais e outras medicações de acordo com a evolução de cada caso. "Como a doença ainda não tem cura definitiva, este tratamento deve ser feito por toda a vida", diz.
Uma pesquisa feita com 23 associações de apoio aos pacientes com fibrose cística no Brasil aponta que o tratamento da doença interfere muito na rotina dessas pessoas. O tempo aparece como principal aspecto a incomodar os paciente: 70% dos entrevistados disseram que deixam de fazer atividades como estudar, ficar com a família e amigos por causa do longo tempo dedicado ao tratamento. Outro ponto que chama atenção neste estudo é que, para 57% deles, o tratamento é difícil de ser realizado pelo próprio paciente, o que os torna dependentes de um parente/cuidador.

Dificuldades


Em reportagem recente, o Diário trouxe a história do garoto Mateus Chueco, de Pindorama, que sofre de fibrose cística, e hoje só consegue respirar com a ajuda de tubos de oxigênio, 24 horas por dia. Sua mãe, Luciana Aparecida Chueco, vive com dificuldades para conseguir os remédios pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Apesar de toda a gravidade da doença, quando peço urgência na marcação de consultas, me pedem paciência.

Como vou ter paciência vendo meu filho nesse estado? Com dores no corpo, fraco e vomitando?", reclama.
Embora a nova medicação ainda não esteja disponível pelo SUS, já existe uma mobilização por parte da indústria farmacêutica para que o medicamento seja disponibilizado de forma gratuita.

"O medicamento é um ganho muito grande, por ser fácil de usar, de forma portátil. O fato de ser administrado duas vezes por dia, e mês sim, mês não, dá um ganho de qualidade na vida do paciente", diz Ribeiro. O diagnóstico pode ser feito por meio do exame do pezinho, ou, ainda, pelo exame de cloro no suor e o exame genético para saber qual o grau da mutação, se é leve, grave ou moderada.

 

Entenda o novo tratamento

:: A tobramicina em pó (o nome comercial é Zoteon) é um medicamento que possibilita um tratamento mais rápido e confortável para os pacientes afetados pela infecção pulmonar causada pela bactéria pseudomonas aeruginosa (Pa), responsável pela perda de capacidade pulmonar, e que acomete cerca de 70% dos fibrocísticos

:: A nova terapia promove qualidade de vida, ao proporcionar um tratamento rápido, eficaz e que pode ser feito em qualquer lugar e não precisar de ponto de energia, como terapia como a nebulização, pois, como é na forma de pó, a cápsula é colocada num aplicador e a pessoa aspira

:: Na forma de pó, o tratamento é encurtado em 72% em relação ao antibiótico nebulizado, pois leva entre 5 e 6 minutos para ser administrado, em vez dos 20 minutos usuais, economizando 13 horas por ciclo de tratamento (28 dias)

:: A carga de tratamento da fibrose cística é alta e inclui, entre outras terapias, nebulização, terapia de desobstrução das vias aéreas e fisioterapia diária, totalizando um tempo médio diário gasto com o tratamento de 2 horas, em média. E, ao contrário do tratamento com nebulizador, a nova terapia permite liberdade ao paciente de administrar o medicamento onde desejar, por não necessitar de refrigeração ou eletricidade para ser utilizado. O medicamento é indicado para pacientes a partir de seis anos de idade, e já foi aprovado em mais de 38 países

Sobre a fibrose cística

:: A fibrose cística, também chamada de mucoviscidose, é uma doença genética autossômica recessiva. A vida média dos pacientes com fibrose cística tem aumentado nos últimos anos, alcançando a terceira década, resultado do diagnóstico precoce e do tratamento especializado instituído nas fases iniciais da doença

:: Também conhecida pelo nome de beijo salgado, a fibrose cística afeta principalmente os pulmões e o sistema digestivo, tornando difíceis a respiração e a digestão. Uma das principais causas de perda da função pulmonar nestas pessoas é a infecção pulmonar pela bactéria pseudomonas aeruginosa (Pa), que ocorre em quase todos os pacientes em algum momento de suas vidas

:: A bactéria está presente em cerca de 60% dos pacientes aos 17 anos e em 80% dos pacientes adultos, entre 25 e 34 anos

:: Em todo o estado de São Paulo, desde 2010, o teste do pezinho inclui a identificação dos possíveis portadores de fibrose cística, procedimento que melhorou o diagnóstico precoce da doença

Fonte: Diário Web