Para você aproveitar bem a folia, o CRF/RJ preparou 5 publicações com dicas para um Carnaval com mais segurança!
No 5° e último dia, voltaremos à prevenção de ISTs para falar da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste em tomar medicamentos de forma contínua antes da relação sexual, preparando o organismo para possíveis exposições ao vírus.
A medicação utilizada pela PrEP é a combinação tenofovir + entricitabina, que também é utilizada para pessoas com HIV. Porém, foi observada a sua eficácia para proteger quem ainda não tinha o vírus, a partir da sua capacidade de bloquear alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo.
Existem duas modalidades de PrEP: a diária e a sob demanda.
PrEP diária: consiste em tomar os comprimidos diariamente, indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV.
PrEP sob demanda: consiste em tomar a PrEP somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV. Ela é indicada para pessoas que tenham relações sexuais com frequência de até duas vezes por semana, e que consigam planejar quando irão ocorrer.
ATENÇÃO: a PrEP é ineficaz se você tomar o medicamento sem a orientação de um profissional de saúde. Seu uso é voltado para pessoas com maior possibilidade de entrar em contato com o vírus HIV, como populações historicamente vulnerabilizadas à infecção.
Vale lembrar que unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) fornecem preservativos, testagem e tratamento das ISTs de forma gratuita para a população, incluindo a PrEP e a PEP.
Essas foram nossas 5 orientações para um carnaval mais seguro. Aproveite sem colocar em risco sua saúde! O CRF/RJ reitera que os farmacêuticos são importantes aliados da saúde pública. Em caso de dúvidas, procure um farmacêutico e previna-se!