Para você aproveitar bem a folia, o CRF/RJ preparou 5 publicações com dicas para um Carnaval com mais segurança!
No 1º dia, falaremos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, conhecidas como ISTs, que são doenças causadas por vírus, bactérias e vários outros micro-organismos. Uma pessoa entra em contato com essas infecções a partir do ato sexual sem preservativo (masculino ou feminino). As ISTs também podem ser transmitidas de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação e, de forma menos comum, a partir do contato não sexual com secreções corporais contaminadas.
As ISTs mais comuns são sífilis, gonorreia, clamídia, herpes genital, cancro mole, HPV e hepatites B e C. A maneira mais eficiente de se proteger é com a utilização de preservativos internos ou externos!
No carnaval deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) distribuirá cerca de 600 mil preservativos, e agentes promotores circularão pela cidade com material informativo para incentivar a testagem.
Vale lembrar que unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) fornecem preservativos, testagem e tratamento das ISTs de forma gratuita para a população.
O CRF/RJ reitera que os farmacêuticos são importantes aliados da saúde pública. Em caso de dúvidas, procure um farmacêutico! Previna-se!