Fabricante solicita recolhimento de lote do medicamento fosfato dissódico de dexametasona 4mg/mL, Sol. Injetável

Programação_Janeiro_72.png

 

Fabricante solicita recolhimento de lote do medicamento fosfato dissódico de dexametasona 4mg/mL, Sol. Injetável. Leia a nota na íntegra:

A Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense Ltda, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 06.628.333/0001-46, sediada na Avenida Doutor Antônio Lyrio Callou s/nº, km 02, bairro Tupinambá, Barbalha/CE, CEP 63.091-215, vem respeitosamente aos nossos clientes, comunicar que o lote DX23F066 do medicamento fosfato dissódico de dexametasona 4mg/mL, Sol. Injetável, Registro/MS n°: 1.1085.0032.006-0, Apresentação: Caixa com 100 ampolas de vidro incolor, fechamento bombê TP. B 2,5mL com gravação vermelha e vibrac branco, Data de Fabricação: 08/2023 e Data de Validade: 06/2025, será recolhido voluntariamente do mercado conforme preconiza a Resolução RDC nº 625 de 09 março de 2022, justificado pela confirmação do desvio de qualidade por meio de parecer de constatação visual, emitido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) do Município de São Paulo/SP, referente ao lote e medicamento em questão, em que foi identificada a presença de pequeno fragmento disperso na solução de uma única unidade do medicamento, mas o risco foi considerado ALTO, pela probabilidade de ocorrência de um efeito adverso à saúde ou a possibilidade de que o uso do produto possa provocar ameaça à vida.

 

Diante do exposto, solicitamos que as Distribuidoras, Prefeituras/Secretarias de Saúde, Clínicas, Unidades de Pronto Atendimento - UPA’s e Hospitais que possuam unidades deste lote, as devolvam para o local de aquisição ou entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Farmace, através do fone 0800 280 2828. Desde já agradecemos a cordial atenção, compreensão e colocamo-nos ao inteiro dispor para esclarecimentos adicionais que se façam necessários através do nosso Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC 0800 280 2828; sac@farmace.com.br e/ou farmacovigilancia@famace.com.br; fone (88) 3532-7090. Salientamos que o processo de recolhimento acima, se restringe ao lote relacionado.

22 de março - Dia Mundial da Água

WhatsApp_Image_2024-03-22_at_11.39.55.jpeg

Hoje, 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água - uma data para conscientizar sobre a importância desse recurso para a nossa vida, saúde e bem-estar.

A água é essencial para a produção de medicamentos, para a higiene e esterilização em ambientes hospitalares e farmacêuticos, além de ser fundamental para a saúde humana e ambiental.

Dia Mundial das Doenças Raras

 

WhatsApp_Image_2024-02-28_at_17.38.47.jpeg

Dia Mundial das Doenças Raras

Com intuito de sensibilizar e alertar a população, toda comunidade de saúde e os governantes para uma atenção especial, desde 2008, criado pela Organização Europeia para Doenças Raras (ERORDIS), no último dia de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial da Doença Rara. No Brasil, o Dia das Doenças Raras foi instituído por lei, em 2018.

É considerada uma doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos. A maioria surge na infância, um diagnóstico o quanto antes e de forma correta, acelera o tratamento ideal, além de significar qualidade de vida.

No mundo, existem milhares de doenças consideradas raras, dentre as mais conhecidas estão: esclerose múltipla, hemofilia, autismo, acromegalia, doença de Cushing, tireoidite autoimune, demência vascular, fibrose cística, hiperidrose, mucopolissacaridose, entre outras.

21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down

Síndrome_de_Down.png

 

21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down

 

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pelo Brasil e aprovado por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. O intuito principal da celebração é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.

 

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down. No entanto, embora haja um conhecimento maior sobre essa condição genética atualmente, ainda persiste muito preconceito.

 

Por isso, o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) trouxe algumas mudanças de vocabulário que colaboram para a inclusão dos indivíduos com Síndrome de Down. Não propague o preconceito!

A vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos começou!

Hora_de_1.png

 

📆 Hora de se vacinar!

Começou hoje (23/02) a vacinação contra dengue para crianças de 10 anos nas unidades de saúde do Rio de Janeiro. A partir da próxima quarta-feira (28/02), crianças de 11 anos também poderão se vacinar com a primeira dose do imunizante. A vacinação vai acontecer de maneira escalonada para a faixa de 10 a 14 anos.


⬆️ Confira o calendário da vacinação contra a dengue no Rio.

O CRF/RJ reforça a importância da vacinação no combate à dengue. Cuide-se! 🦟

https://www.instagram.com/p/C3s5nq9ODnH/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==