(Inscrições Encerradas) Curso Farmacoterapia do Transtorno Esquizofrênico em Niterói

esquizofrenia

 

Data: 11 de novembro de 2017 (sábado)
Horário: 9h00 às 18h00
Local: UNIVERSO - Campus Niterói – Bloco A, R. Mal. Deodoro, 217 – Centro. Niterói/RJ

Objetivo:
Estudar o que é a esquizofrenia, quais são os sintomas, quais as hipóteses farmacológicas existentes (ex: dopamia, serotonina, glutamato), diagnóstico, tratamentos farmacológicos, principais efeitos adversos dos antipsicóticos. Apresentar outras abordagens farmacológicas dos antipsicóticos e as abordagens não farmacológicas. Expor as dificuldades de adesão ao tratamento, às perspectivas e as novas estratégias terapêuticas. Atualizar o profissional farmacêutico na assistência e atenção farmacêutica a estes pacientes.

Metodologia:
Aula teórica expositiva com duração de 8h com apresentação de vídeos e discussão de casos clínicos.

Conteúdo Programático:
- Definição;
- Sinais e Sintomas;
- Fatores de risco;
- Hipóteses neuroquímicas principais;
- Diagnóstico;
- Terapias e Tratamentos não farmacológicos e farmacológicos;
- Novas estratégias terapêuticas;
- Perspectivas Futuras.

Ministrante: Dra. Thais Emanoelle Tavares Pompeu
Graduação em Farmácia (Universidade Estácio de Sá - 2008). Mestrado em Ciências Biológicas - Farmacologia e Química Medicinal (UFRJ - 2012). Doutorado em Ciências Biológicas - Farmacologia e Química Medicinal (UFRJ - 2016). Desenvolveu seu trabalho de pesquisa no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular (LFBM / UFRJ). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular e Neuropsicofarmacologia, onde atuou principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, interação fármaco-receptor (e.g. ensaios de binding) e vias de sinalização celular (PI3K/ Akt / GSK-3 /β-catenina). Membra da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). Atualmente trabalha como Assistente de Coordenação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Estado do Rio de Janeiro (CEAF/RJ).

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Vagas Limitadas. As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda (geriátrica ou infantil) ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso (assinatura em 2 listas de presença: manhã e tarde). O certificado será enviado em até 20 dias uteis após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2017.

Inscrição: Devem ser feitas em formulário eletrônico no site do CRF-RJ

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

 

Realização:
CRF-RJ / Seccional da Região Metropolitana


Apoio:
UNIVERSO – Universidade Salgado de Oliveira
www.universo.edu.br

Carregando…