(Inscrições Encerradas) Curso de Endocrinologia e Interruptores Endócrinos em Barra Mansa

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro convida os Farmacêuticos para o curso de Endocrinologia e Interruptores Endócrinos em Barra Mansa.

Objetivo:

Apresentação e discussão sobre os princípios básicos e os mecanismos relacionados à fisiologia endócrina, bem como a associação com os interferentes endócrinos, e o aparecimento de diversas patologias relacionadas. Identificar os componentes do sistema endócrino; Discutir as principais funções do sistema endócrino e suas interações com o meio ambiente; Determinar os principais mecanismos de ação dos diferentes hormônios; Reconhecer as interações entre o hipotálamo–hipófise-glândulas e suas ações nos diferentes tecidos; Identificar interferentes endócrinos e suas ações no organismo; Reconhecer as principais ações dos interferentes endócrinos nos diferentes sistemas orgânicos.

Metodologia:

O curso será desenvolvido através de aulas expositivas. Curso com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:

Função e componentes do sistema endócrino; Mecanismo de regulação da função endócrina; Mecanismo de ação e principais efeitos dos hormônios clássicos da fisiologia; Eixo hipotálamo-hipófise-glândulas; Disruptores endócrinos origem e mecanismo de ação; Interferentes endócrinos e meio ambiente; Ações dos interferentes endócrinos nos principais eixos endócrinos orgânicos;Patologias relacionadas com os interferentes endócrinos.

Ministrante: Dra. Carla Mariah de Oliveira Fujimaki

Farmacêutica Industrial (UFF). Mestre em Química Orgânica (UFF, 2001). Doutoranda (UFRJ, em andamento). Especialista em medicamentos do componente especializado do governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2002, analisando processos e o custo benefício em relação ao tratamento farmacológico.

Dia do curso: 06 de maio de 2017 (sábado)

Horário: 8h00 às 17h00

Local da aula: UBM Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº 267, Centro, Barra Mansa/RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Vagas Limitadas: as inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso (assinatura em 2 listas de presença: manhã e tarde). O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2017.

Inscrição:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Centro-Sul Fluminense

(Abrangência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: UBM Centro Universitário de Barra Mansa   www.ubm.br