[ENCERRADO] Curso Prescrição farmacêutica de drogas vegetais e medicamentos em Campos dos Goytacazes

Objetivo:

1. Atualizar o profissional farmacêutico na legislação sobre drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
2. Apresentar ao farmacêutico as principais classes de medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais por sistema de atuação.
3. Discutir a farmacologia e toxicologia dos principais grupos de ativos vegetais.
4. Auxiliar o farmacêutico na prescrição farmacêutica de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:

Unidade 1 – Caracterização e legislação de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.

· Caracterização de planta medicinal, droga vegetal, derivado de droga vegetal, matéria prima vegetal e medicamento fitoterápico.

· Legislação atual de drogas vegetais RDC 010/10 (notificação de drogas vegetais) e RDC 026/14 (registro de medicamentos fitoterápicos).

Unidade 2 – Farmacologia e toxicologia de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.

· Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema nervoso central (ansiolíticos e antidepressivos); medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema cardiovascular (antihipertensivos, arteriosclerose e insuficiência venosa crônica).

· Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema respiratório (expectorantes).

· Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema digestório (tratamento da gastrite, diarréia, constipação e doenças do fígado); medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema urinário (tratamento de infecções urinárias).

· Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam na dor e em processos inflamatórios.

Ministrante: Dr. Eduardo Nunes da Fonseca
Possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Farmacêutico atuando em pesquisa no departamento de Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química de Produtos Naturais e Farmacologia.

Dia da aula: 24 de setembro de 2016 (sábado)

Horário: 8:00 h às 17:00 h

Local da aula: Faculdade de Medicina de Campos - Av. Alberto Tôrres, 217 - Centro, Campos dos Goytacazes – RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: Seccional da Região Norte Fluminense
Abrangência: Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Macaé, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.

Apoio: Faculdade de Medicina de Campos - www.fmc.br

[ENCERRADO]…