Curso Legislação Farmacêutica aplicada à Prática Diária da Dispensação de Medicamentos na Drogaria em Barra Mansa

Objetivo:
Discutir as principais normas legais estruturantes do exercício farmacêutico nas Drogarias e Farmácias, com ênfase na dispensação orientada e supervisão farmacêutica.

Metodologia:
A apresentação contará com aula expositiva e atividade dinâmica apoiada em situação-problema que reproduza situações de realidade.

Conteúdo Programático:
I. Aspectos conceituais e históricos:
A evolução histórica da deontologia no Brasil
Aspectos Éticos e Código de Ética Farmacêutica numa abordagem da Assistência Farmacêutica
As Instituições estruturantes da profissão Farmacêutica: CFF, CRF, ANVISA, VISA e Sindicatos
II. A Legislação
Legislação Federal: Lei 3820/60, Lei 5991/73, Lei 13021/14, Lei 6360/76, lei 6437/77, Portaria 344/98
Resoluções ANVISA: RDC 44/ 09, RDC 67/07 (nos aspectos relacionados a dispensação do medicamento), RDC 20.
Finalização da apresentação das normas iniciadas no período da manhã, e discussão de uma situação problema relacionada à casos reais (case) e/ou estudo de casos relacionados à pratica da Assistência Farmacêutica.

Ministrante: Prof.ª Carmelinda Affonso
Farmacêutica formada (UFF, 1983)
Especialização em Homeopatia (Instituto François Lamassom, 1992)
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (ENSP/FIOCRUZ, 2008)
Mestrado em Saúde da criança e do Adolescente (UFF, 2007)
Doutorado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2013)
Editora-chefe da Revista Brasileira de Farmácia (www.rbfarma.org.br)

Dia da aula: 23 de julho de 2016 (sábado)
Horário: 8:00 h às 17:00 h
Local da aula: UBM Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº267, Centro, Barra Mansa/RJ..

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito: Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br
(para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail qualipharma@crf-rj.org.br ao seu catálogo de endereços)

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Centro-Sul Fluminense
(Abrangência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: UBM Centro Universitário de Barra Mansa www.ubm.br

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.