[CANCELADO] Curso Farmacologia dos Antidiabéticos em Cabo Frio

Objetivo:
• Expor os mecanismos fisiológicos envolvidos na regulação do metabolismo de glicose, com enfoque no conhecimento moderno;
• Apresentar e discutir a farmacologia dos antidiabéticos, evidenciando o mecanismo de ação e as peculiaridades;
• Expor as implicações clínicas do tratamento com antidiabéticos, abordando aspectos como eficácia, riscos e interações medicamentosas;
• Apresentar e discutir as indicações clínicas dos antidiabéticos.
• Apresentar e discutir as novas abordagens terapêuticas para o tratamento do diabetes e indicações clínicas para os antidiabéticos.
• Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício adequado da atenção farmacêutica.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado)

Conteúdo Programático:
- Fisiologia do metabolismo de glicose.
-Patofisiologia do diabetes mellitus
- Farmacologia da insulina
-Farmacologia dos hipoglicemiantes
-Principais interações medicamentosas e suas implicações
-Relação Risco X Benefício
-Esquemas terapêuticos
-Novas abordagens terapêuticas para o tratamento do diabetes mellitus
-Novas tendências terapêuticas e desafios para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos antidiabéticos.

Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), obteve os graus de Mestre (2010) e Doutor em Farmacologia e Química Medicinal (2013) obtidos no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM), do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Trabalhou no departamento de neurobiologia do Childrens Hospital Boston, na Harvard Medical School investigando a influencia de alterações do sistema nervoso periférico na dor. Possui expertise na investigação dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento da dor neuropática e de dores inflamatórias, bem como no desenvolvimento de novos fármacos analgésicos. É membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica experimental (SBFTE).

Dia da aula: 23 de julho de 2016 (sábado)
Horário: 9:00 h às 18:00 h
Local da aula: Colégio Municipal Rui Barbosa - Rua Rui Barbosa, 758 - Centro, Cabo Frio – RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito: Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ/ Seccional da Região dos Lagos
(Abrangência: Armação dos Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim).

Apoio: Colégio Municipal Rui Barbosa - www.cmruibarbosa.xpg.com.br

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Carregando…