Curso Farmacologia dos Antidiabéticos em Barra Mansa

Objetivo:
· Expor os mecanismos fisiológicos envolvidos na regulação do metabolismo de glicose, com enfoque no conhecimento moderno;
· Apresentar e discutir a farmacologia dos antidiabéticos, evidenciando o mecanismo de ação e as peculiaridades;
· Expor as implicações clínicas do tratamento com antidiabéticos, abordando aspectos como eficácia, riscos e interações medicamentosas;
· Apresentar e discutir as indicações clínicas dos antidiabéticos.
· Apresentar e discutir as novas abordagens terapêuticas para o tratamento do diabetes e indicações clínicas para os antidiabéticos.
· Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício adequado da atenção farmacêutica.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:
-Fisiologia do metabolismo de glicose.
-Patofisiologia do diabetes mellitus
-Farmacologia da insulina
-Farmacologia dos hipoglicemiantes
-Principais interações medicamentosas e suas implicações
-Relação Risco X Benefício
-Esquemas terapêuticos
-Novas abordagens terapêuticas para o tratamento do diabetes mellitus
-Novas tendências terapêuticas e desafios para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos antidiabéticos.

Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), obteve os graus de Mestre (2010) e Doutor em Farmacologia e Química Medicinal (2013) obtidos no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM), do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Trabalhou no departamento de neurobiologia do Childrens Hospital Boston, na Harvard Medical School investigando a influencia de alterações do sistema nervoso periférico na dor. Possui expertise na investigação dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento da dor neuropática e de dores inflamatórias, bem como no desenvolvimento de novos fármacos analgésicos. É membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica experimental (SBFTE).

Dia da aula: 09 de julho de 2016 (sábado)
Horário: 8:00 h às 17:00 h
Local da aula: UBM Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº267, Centro, Barra Mansa/RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia da aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Centro-Sul Fluminense
(Abrangência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: UBM Centro Universitário de Barra Mansa www.ubm.br

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.