Curso Farmacologia dos Antidepressivos em Barra Mansa

Objetivo:
· Expor os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nos distúrbios afetivos e transtornos de humor, com enfoque no conhecimento moderno;
· Apresentar e discutir a farmacologia dos antidepressivos, evidenciando os mecanismos de ação e as peculiaridades;
· Expor as implicações clínicas do tratamento com antidepressivos, abordando aspectos como eficácia, riscos e interações medicamentosas;
· Apresentar e discutir as indicações clínicas dos antidepressivos.
· Apresentar e discutir as novas abordagens e tendências terapêuticas para o tratamento dos distúrbios depressivos.
· Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício adequado da atenção farmacêutica.

Metodologia:

O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:

- Patofisiologia dos distúrbios afetivos e transtornos de humor
- Classificação dos diferentes tipos de distúrbios afetivos e transtornos de humor
- Farmacologia dos antidepressivos
- Principais interações medicamentosas e suas implicações
- Relação Risco X Benefício
- Esquemas terapêuticos
- Novas abordagens terapêuticas para o tratamento dos distúrbios depressivos
- Novas tendências terapêuticas e desafios para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos antidepressivos.
Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima
Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008.
Mestre em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010.
Doutor em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013.
Experiências profissionais: Desenvolveu seus trabalhos de mestrado e doutorado buscando o desenvolvimento de novos analgésicos para o tratamento da dor neuropática e da artrite reumatóide. Realizou estágio no Childrens Hospital Boston, da Harvard Medical School, investigando o papel de alterações no sistema nervoso periférico no desenvolvimento de desordens dolorosas. Atualmente é professor substituto de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE).

Dia da aula: 25 de junho de 2016 (sábado)
Horário: 8h às 17h
Local da aula: UBM Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº267, Centro, Barra Mansa/RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito.
Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Centro-Sul Fluminense
(Abrangência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: UBM Centro Universitário de Barra Mansa www.ubm.br

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.