Curso Toxicologia dos Metais em Campos dos Goytacazes

Objetivo:
Conceituar e introduzir os metais considerados não essenciais ao organismo. Referir o tratamento farmacológico adequado. Abordar a predominância, uso e toxicologia (toxicocinética e toxicodinâmica) de cada metal individualmente: cádmio, chumbo, arsênio, mercúrio, estanho, níquel, cromo e alumínio.

Metodologia:
O curso será proposto em aula teórica, com duração de 8 horas, através de slides.

Conteúdo Programático:
· Conceitos
· Predominância e aplicação dos metais
· Contaminação e exposição
· Toxicidade geral
· Tratamento
· Histórico de casos toxicológicos
· Toxicologia de cada metal
· Toxicocinética – Absorção, Distribuição, Metabolização e Eliminação;
· Toxicodinâmica – Reações toxicológicas e efeitos no organismo.
· Técnicas analíticas de investigação

Ministrante: Dra. Débora Resende de Souza Lima
Cursando Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo primeiro capítulo da tese, desenvolvido no Brasil, foi a determinação de ácido ascórbico por HPLC-UV em células de retina de embriões de galinha, estudo de otogenia. Outro capítulo da tese foi desenvolvido em Portugal, como proposta o desenvolvimento metodológico da determinação de opióides em cabelo por CG-EM. Mestre pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP- FIOCRUZ), na área de Saúde Pública - Saúde, Trabalho e Ambiente - subárea de Toxicologia, pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH), com a dissertação de determinação de estanho em material biológico de trabalhadores de cassiterita. Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário Plínio Leite, cuja monografia teve como tema a determinação de cádmio na Cannabis sativa por AAS.

Dia da aula: 25 de junho de 2016 (sábado)
Horário: 8:00 h às 17:00 h
Local da aula: Faculdade de Medicina de Campos - Av. Alberto Tôrres, 217 - Centro, Campos dos Goytacazes – RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito.
Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Seccional da Região Norte Fluminense
Abrangência: Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Macaé, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.

Apoio: Faculdade de Medicina de Campos - www.fmc.br

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.