Curso Sistema de Documentação Técnica em Campos dos Goytacazes

Objetivo:
Oferecer aos participantes uma visão abrangente sobre os cuidados críticos da elaboração, revisão, arquivo, segurança, controle e gerenciamento de documentos através da ótica da qualidade e das Boas Práticas de Fabricação.

Metodologia:
O programa é composto de 1 módulo com a carga horária total de 8 horas.
O conteúdo é apresentado em aula teórica com estímulo às discussões e trocas de experiências.
O conteúdo é apresentado com o apoio de:
• Estudo de casos,
• Dinâmicas de grupo,
• Exercícios,
• Filmes de Curta Metragem

Conteúdo Programático:
Objetivos e vantagens de um sistema documental
A importância e diferença entre dados e informação
Os registros, os suportes e as formas de armazenamento.
• Vantagens, desvantagens e riscos associados.
• O papel como suporte de armazenamento
• O microfilme como suporte de armazenamento
• A mídia eletrônica como suporte de armazenamento
• O caráter técnico, regulatório e legal.
• Normativas, resoluções e leis associadas.
• A hierarquia documental
• As mensagens e suas formas de transmissão
• Escolha da audiência
• Clareza e brevidade
• Uso de Ilustrações
Projeto e desenvolvimento da documentação
Os dez mandamentos da Documentação Técnica
O controle e gerenciamento da documentação
A guarda da documentação
Temporalidade documental
As Revisões Periódicas
O impacto da documentação na história dos lotes e nas auditorias
A reconciliação técnica
A documentação e as auditorias
A documentação e as revisões periódicas de produto

Ministrante: Prof. Carlos Santarem
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).MBA em Gestão da Qualidade Total pela FGV. Larga experiência em indústria farmacêutica, implantou e gerenciou áreas de documentação técnica em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais.

Dia da aula: 11 de junho de 2016 (sábado)
Horário: 8h às 17h
Local da aula: Faculdade de Medicina de Campos - Av. Alberto Tôrres, 217 - Centro, Campos dos Goytacazes – RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Curso Gratuito.

Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Informações: (21) 3872-9213 / 99930-9389 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Seccional da Região Norte Fluminense
Abrangência: Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Macaé, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.

Apoio: Faculdade de Medicina de Campos - www.fmc.br