INSCRIÇÕES ENCERRADAS - Curso de Farmacologia dos Antidiabéticos no Rio de Janeiro

Objetivo:

• Expor os mecanismos fisiológicos envolvidos na regulação do metabolismo de glicose, com enfoque no conhecimento moderno;
  • Apresentar e discutir a farmacologia dos antidiabéticos, evidenciando o mecanismo de ação e as peculiaridades;
  • Expor as implicações clínicas do tratamento com antidiabéticos, abordando aspectos como eficácia, riscos e interações medicamentosas;
  • Apresentar e discutir as indicações clínicas dos antidiabéticos.
  • Apresentar e discutir as novas abordagens terapêuticas para o tratamento do diabetes e indicações clínicas para os antidiabéticos.
  • Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício adequado da atenção farmacêutica.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:

• Fisiologia do metabolismo de glicose.
  • Patofisiologia do diabetes mellitus
  •  Farmacologia da insulina
  • Farmacologia dos hipoglicemiantes
  • Principais interações medicamentosas e suas implicações
  • Relação Risco X Benefício
  • Esquemas terapêuticos
  • Novas abordagens terapêuticas para o tratamento do diabetes mellitus
  • Novas tendências terapêuticas e desafios para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos antidiabéticos.

Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima

Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008. Mestre em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010.Doutor em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013.

Experiências profissionais: Desenvolveu seus trabalhos de mestrado e doutorado buscando o desenvolvimento de novos analgésicos para o tratamento da dor neuropática e da artrite reumatóide. Realizou estágio no Childrens Hospital Boston, da Harvard Medical School, investigando o papel de alterações no sistema nervoso periférico no desenvolvimento de desordens dolorosas. Atualmente é professor substituto de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE).

Dia da aula: 26 de setembro de 2015 (sábado)
Horário: Das 8h às 17h
Local da aula: UCL Centro Universitário Celso Lisboa - R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Engenho Novo, Rio de Janeiro/ RJ.

Curso Gratuito

Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2015.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Informações: (21) 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ / Sede