Inscrições Encerradas - Curso de Farmacoterapia da Inflamação em Duque de Caxias

Objetivos:

• Expor os mecanismos fisiopatológicos envolvidos no processo inflamatório, com enfoque no conhecimento moderno;
• Apresentar e discutir a farmacologia dos Anti-inflamatórios esteroidais (AIES) e não esteroidais (AINES);
• Expor as implicações clínicas do tratamento com os AIES e AINES, abordando aspectos terapêuticos como eficácia, riscos e interações medicamentosas;
• Apresentar e discutir as doenças inflamatórias crônico-degenerativas, evidenciando o papel dos anti-inflamatórios no tratamento.
• Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício da atenção farmacêutica no ambiente da farmácia e hospitalar.

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado)

Conteúdo Programático:
• -Fisiopatologia do Processo Inflamatório
• -Desordens Inflamatórias agudas
• -Doenças Inflamatórias Crônico-Degenerativas
• -Farmacologia dos AINES
• -Farmacologia dos AIES
• -Novas abordagens terapêuticas no tratamento dos processos inflamatórios crônicos
• -Novas tendências terapêuticas e desafios para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos anti-inflamatórios.

Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), obteve os graus de Mestre (2010) e Doutor em Farmacologia e Química Medicinal (2013) obtidos no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM), do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Trabalhou no departamento de neurobiologia do Childrens Hospital Boston, na Harvard Medical School investigando a influencia de alterações do sistema nervoso periférico na dor. Possui expertise na investigação dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento da dor neuropática e de dores inflamatórias, bem como no desenvolvimento de novos fármacos analgésicos. É membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica experimental (SBFTE).

Dia da aula: 8 de agosto de 2015 (sábado)

Horário: 9:00 h às 18:00 h

Local da aula: Unigranrio Campus I Duque de Caxias - Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160, bairro 25 de agosto - Duque de Caxias – RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no 1º dia de aula do curso.

Atenção!
• Vagas Limitadas - As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão em 3/novembro (ou antes, conforme disponibilidade de vagas).
• Ausências não justificadas - Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2014.
• Certificado - Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.

Informações: (21) 3872-9213 / 99930-9389 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

(para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,

adicione o e-mail qualipharma@crf-rj.org.br ao seu catálogo de endereços)

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Baixada e Serrana

(Abrangência da Seccional: Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis).

Apoio: UNIGRANRIO