Voluntários: os heróis dos Jogos Rio 2016

rio2016

 

Os voluntários são a alma dos Jogos Olímpicos. E, em 2016, eles entrarão também para a categoria de heróis. Nesta quinta-feira, dia 28, no Dia Nacional do Voluntariado, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lança o Programa de Voluntários Rio 2016, que tem como maior legado a capacitação e inclusão social. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de novembro no site http://www.rio2016.com.

Um total de 70 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, sendo 45 mil nos Jogos Olímpicos e 25 mil nos Jogos Paralímpicos, atuarão em mais de 500 funções diferentes. O programa é abrangente não só pelo volume e perfil das pessoas, mas principalmente pela oportunidade de capacitação que os participantes terão à sua disposição. O Comitê Rio 2016 oferecerá curso online de inglês para todos os inscritos e os selecionados terão período adicional de aulas do idioma, além de treinamentos específicos para a sua função. Os voluntários receberão ainda uniforme completo, alimentação e transporte nos dias de trabalho e certificado de participação.

Para participar, basta ter 18 anos a partir de fevereiro de 2016 (não há limite máximo de idade), o ensino fundamental completo é desejável, além da disponibilidade para participar do processo seletivo e da própria atuação no período dos Jogos.
"O Programa de Voluntários dos Jogos Rio 2016 vai refletir a diversidade brasileira, de talentos, culturas, idades e interesses. Toda essa riqueza vai se somar também a outras milhares de pessoas que virão ao Brasil em prol de um objetivo maior, que é contribuir para realizarmos o maior evento multiesportivo do mundo com excelência, paixão e alegria, pela primeira vez no Brasil", afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.

Os voluntários representam 33% da força de trabalho dos Jogos Olímpicos. As vagas são para as mais diversas habilidades e perfis, inclusive para pessoas com deficiência. Algumas funções necessitam de conhecimentos e características específicas, que serão desempenhadas por voluntários especialistas nas áreas de Esporte, Serviços Médicos, Tecnologia e Idiomas.
"Atuar como voluntário nos Jogos é uma oportunidade única de conhecer pessoas de todo o mundo, viver novas experiências e alavancar o currículo profissional. A atividade está diretamente ligada à satisfação e realização pessoal de poder contribuir para o sucesso de um evento como os Jogos Olímpicos", afirma Henrique Gonzalez, diretor de recursos humanos do Comitê Organizador Rio 2016.


Campanha de Lançamento

Para motivar os brasileiros a ajudarem a construir os Jogos, entra no ar hoje, em canais de TV e internet, a campanha "SEJA HERÓI DOS SEUS HERÓIS". Em vídeos, atletas olímpicos e paralímpicos, como Giba (vôlei), Daniel Dias, Cesar Cielo e Ricardo Prado (natação), Daiane dos Santos (ginástica artística) e Teresinha Guilhermina (atletismo), exaltam a importância do trabalho dos voluntários. O time foi voluntário na campanha, criada pela Ogilvy, que terá também outras peças para a internet.

Saiba mais:
• As subsedes que receberão os jogos de futebol – São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador – vão precisar de pelo menos 1.500 voluntários cada uma.
• Só a prova de cross country, parte do concurso completo de equitação, necessita de 600 voluntários. É a competição que envolve o maior número de voluntários.
• Os especialistas em esporte devem ser o maior contingente de voluntários: 7 mil. Esse grupo é normalmente formado por atletas, ex-atletas e árbitros.
• A área médica vai precisar de médicos, com prioridade para clínicos gerais, oftalmologistas e ortopedistas, radiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, massoterapeutas, farmacêuticos, dentistas e socorristas.
• Serão necessários voluntários especialistas em mais de 40 idiomas, entre eles russo, árabe e mandarim. Um dos desafios é atrair pessoas que falem Amárico (idioma Etíope).
• 500 mil voluntários trabalharam nas últimas 10 edições dos Jogos Olímpicos de verão.

Mais informações sobre o Programa de Voluntários podem ser obtidas no site http://www.rio2016.com/voluntarios.

 

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
Fotos do evento estão disponíveis na área de imprensa do site oficial Rio 2016: http://www.rio2016.com/imprensa/sala-de-imprensa

Mais informações:

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
www.rio2016.com
Relações com a Imprensa
imprensa@rio2016.com
Tels.: (21) 2016-5827 / (21) 2016-5228