Nota Técnica n° 07/2020 sobre as orientações para prevenção e vigilância epidemiológica das infecções por COVID-19

Foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no último dia 05.08, a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA n° 07/2020 sobre as orientações para prevenção e vigilância epidemiológica das infecções por SARS-CoV-2 (COVID-19) dentro dos serviços de saúde, complementando a NT n° 04/2020, publicada no dia 08.05.

A Nota Técnica contempla todo o histórico informativo da doença, dados registrados a partir de estudos clínicos, relação de situações de risco e possíveis causas relacionadas à transmissão dentro dos serviços de saúde, recomendações a serem adotadas, controle e mitigação dos casos de infecção, critérios epidemiológicos que possibilitem a vigilância das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), entre outros.

Inúmeras estratégias são apresentadas com o objetivo de informar sobre procedimentos fundamentais para que seja possível prevenir e controlar o número de casos da COVID-19 dentro dos serviços de saúde, através da análise do que já foi registrado durante a pandemia; tanto em relação aos pacientes, quanto aos acompanhantes e profissionais de saúde que diariamente estão na linha de frente. A nota reitera a importância de ser assimilada também associada às orientações já divulgadas na NT n°04/2020.

O material é de suma importância para que seja possível alcançar o controle de transmissão da doença, agindo principalmente em um grande polo de concentração da contaminação. Clique aqui e confira na íntegra.