Nota de Pesar: falecimento do Dr. Paulo Queiroz Marques

O farmacêutico Paulo Queiroz Marques, fundador da Anfarmag

É com grande pesar que informamos o falecimento do Dr. Paulo Queiroz Marques, de 95 anos. Sempre atuante, Dr. Paulo Queiroz contribuiu muito com a profissão farmacêutica, atuando profissionalmente e disseminando seu conhecimento com sabedoria. O CRF-RJ se solidariza aos familiares e amigos deste grande profissional.

Paulo Queiroz Marques nasceu em Itaberá, em 4 de fevereiro de 1921. Ele era o farmacêutico mais velho em atividade no Brasil e faleceu no dia 2 de junho.

Formado pela Universidade de São Paulo em 1944, ele tornou-se sócio da Farmácia Buenos Aires em 1948. Em 1960, contribuiu para a instalação dos Conselhos Regionais e Federal de Farmácia, quando recebeu a inscrição de número 16. Em 1963, seu primeiro estabelecimento, a Drogamérica Pharmacia de Manipulação, na Rua Itacolomi, em Higienópolis, na capital paulista. O estabelecimento funciona até hoje.

Paulo Queiroz foi também vice-presidente, tesoureiro e conselheiro do CRF-8 entre 1960 e 1974, além de diretor do Sincofarma, Unifarma e Aprofar.

Paulo foi vice-presidente do CRF em SP

Em 2011, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) cri ou o Prêmio Paulo Queiroz Marques, para homenagear personalidades que contribuíram para a evolução do setor. Paulo fundou a associação e foi o primeiro presidente da entidade,entre 1986 e 1988. O farmacêutico fundou ainda o Museu da Farmácia, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ele foi um incansável defensor da farmácia magistral, havendo devotado sua vida à preservação da memória da farmácia brasileira.

Fontes:
Anfarmag