Nota de repúdio à situação da Saúde no Estado do Rio

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), por dever ético e compromisso com a saúde, vem a público repudiar veementemente a situação da saúde no Estado do Rio de Janeiro.

Estamos recebendo diversas denúncias a respeito dos problemas que os serviços de saúde da rede estadual estão sofrendo, sobre o desabastecimento de insumos e medicamentos essenciais, a falta de repasses financeiros e a ausência de pagamento aos profissionais da saúde, inclusive farmacêuticos. Em consequência disso, a população está sofrendo com o atendimento precário e reduzido.

O CRF-RJ se solidariza com os profissionais que estão passando por esta situação crítica e lamentável. Uma vez que estes sofrem pela falta de pagamento dos salários, décimo terceiro e também com a falta de condições adequadas de trabalho.

Nos solidarizamos com a população que sofre com a precarização dos serviços de saúde, situação que coloca em risco mais de 6 milhões de vidas, ferindo os princípios e diretrizes do SUS e da Política Pública de Saúde.

Finalmente, reivindicamos a pronta remuneração dos profissionais que estão sem seus vencimentos, pois não podemos aceitar que sejam penalizados e impedidos de levar o sustento para os seus lares. Exigimos a estabilização dos serviços de saúde na rede estadual para atenção à saúde da população fluminense.


Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2015

Dr. Marcus Vinicius Romano Athila
Presidente do CRF-RJ