G1: Farmacêuticos fazem protesto para combater medida provisória no Rio

Os farmacêuticos marcaram para esta quarta-feira (26), na Cinelância, no Centro do Rio, uma manifestação para combater a Medida Provisória 653/2014. Segundo o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro, a medida declara desnecessária a presença desses profissionais nas farmácias e pode prejudicar de forma permanente a saúde pública de todo o país. Até as 15h30 o protesto ainda estava em andamento.

A manifestação tinha como objetivo conquistar o apoio da população contra essa iniciativa parlamentar. Segundo Marcus Athila, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro, sem a assistência desses profissionais nos estabelecimentos de saúde, o cidadão ficará sem qualquer informação sobre os medicamentos e o receituário dos médicos.

"A 653 é um grande golpe para a profissão farmacêutica e deixa a população, já tão abandonada pelo poder público, sem o direito de ter o farmacêutico para lhe prestar seus serviços. Após a vitória da publicação da 13.021/2014, que reconhece a farmácia como estabelecimento de saúde, esta medida descaracteriza toda assistência ao paciente, que só o farmacêutico é capaz de dar", afirma Athila.

Publicado no site G1 em 26-11-14