Ordem dos Farmacêuticos de Portugal - Bastonário no Fórum do SNGPC

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Carlos Maurício Barbosa, foi um dos oradores convidados do Fórum do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), organizado nos dias 13 e 14 de Novembro pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro. O dirigente da OF efectuou uma palestra intitulada "Sistema de Controle de Medicamentos vigente em Portugal" e participou em duas Mesas Redondas, juntamente com o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter João, e outros representantes das autoridades brasileiras ligadas ao sector do medicamento, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Na sua intervenção, o bastonário começou por apresentar alguns indicadores de saúde em Portugal. De seguida, explicou a classificação de medicamentos vigente em Portugal.

Em relação ao tema do controlo de substâncias estupefacientes e psicotrópicos, explicou o circuito, desde o cultivo à dispensa, passando pela produção e distribuição, explicando as responsabilidades e condições de cada interveniente do circuito.

Explicou ainda os procedimentos para dispensa destes produtos em farmácias comunitárias e hospitalares.

Carlos Maurício Barbosa explicou também aos colegas brasileiros o circuito controlado da administração de vacinas e medicamentos injectáveis em farmácia comunitária, desde a certificação da competência dada pela Ordem dos Farmacêuticos, ao processo de registo da administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação nas farmácias.

Fonte - Ordem dos Farmacêuticos