União e desejo de aprimoramento marcam 1º Fórum Estadual do Rio de Janeiro de Diretrizes Curriculares

União, anseio de mudança, aprimoramento de alto nível, adequação ao mercado, mobilização para melhorar a profissão farmacêutica. Essa foi a tônica do 1º Fórum Estadual RJ sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro – CRF-RJ, no dia 11 de março, na sede da Associação Brasileira de Farmácia – ABF, no Centro do Rio. O encontro reuniu representantes de ensino, entre eles, coordenadores, presidente de comissões de universidades e faculdades do Estado, como: UFF, UFRJ, UNISUAM, Unigranrio, Estácio de Sá, FABA, IFRJ, USS, UNIG, Universidade Rural e entidades.
O encontro foi aberto pelo Professor Luiz Fernando Chiavegatto, presidente da Comissão de Ensino do CRF-RJ, que entende que esse é um momento único para realizar a revisão das diretrizes, após 12 anos da Resolução CNE/CES, com o intuito de contribuir com sugestões enquanto entidades, representantes de cursos e CRF-RJ. Logo depois, a Dra. Débora Futuro, da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica – ABEF, apresentou a contextualização do evento, com seus objetivos e estratégias para elaboração da proposta do Rio de Janeiro que foi encaminhada ao Conselho Federal de Farmácia – CFF. Também serão enviados relatórios de todos os CRFs para compilação de um documento final, contendo propostas de todo o país e, posteriormente, apresentado pelo CFF ao Ministério da Educação – MEC. Dra. Débora acrescentou que o evento foi rico na troca de experiências, o que deu condições de aprender com as diversidades e realidades dos cursos. "Existe uma busca, um empenho e o desejo de renovação; e o primeiro passo é integrar o melhor dos cursos de farmácia do Rio , para ajudar na formação do farmacêutico", completou.

Também esteve no 1º Fórum o presidente Marcus Athila, do CRF-RJ, que assegurou ser possível, na oportunidade, ouvir a opinião de profissionais na formação, necessidades, adequação e aprimoramento, afim de colocar no mercado os melhores profissionais farmacêuticos. A Conselheira Federal do CRF-RJ, também da Comissão de Ensino do CFF, Ana Paula Queiroz, também participou do fórum e afirmou que "esse é o momento do farmacêutico acompanhar as mudanças da profissão, revisando as diretrizes, frente à atualização do mercado e os anseios da sociedade. Devemos elencar os prós e contas e verificar o que é passível de mudança".
Os participantes do fórum foram separados em dois grupos, onde foram discutidos: políticas educacionais, perfil do egresso, competências, cenários de prática e metodologia de ensino. O conselheiro e coordenador de ensino do CRF-RJ, José Roberto Lannes, disse ficar encantado com a coesão e sintonia do grupo, o que fez com o trabalho fluísse na exposição das ideias, sem melindres, ressaltou que " o momento foi acima das expectativas e acredito que com união é possível mudar o atual quadro". Também conselheira do CRF-RJ, Melissa Manna, ressaltou a boa representação dos coordenadores de instituições e a grande vontade de melhorar o ensino farmacêutico. Para Fabiana Pugliese, conselheira do Conselho, o encontro foi rico, no sentidos de troca de informação, o que é importante para renovação dos profissionais envolvidos.
Para Carla Coura, conselheira do Conselho, " é a primeira oportunidade no Rio de Janeiro de interagir com integrantes das comissões de ensino e coordenadores de cursos na construção de um documento que permite a evolução das discussões das diretrizes curriculares nacionais. As estudantes do curso de farmácia e integrantes do diretório da UFF, Luciana e Talita Martins, presentes ao evento, disseram que o momento superou as expectativas e perceberam que muitas das dificuldades encontradas, são uma geral na maioria dos cursos.
Na ocasião também foi comemorado o aniversário da professora e coordenadora do curso de farmácia da UFF, Luciana Ramires.