8º Congresso RIOPHARMA é aprovado por unanimidade na plenária itinerante realizada em Campos

A 533º Plenária do CRF-RJ aconteceu no último dia 22 de outubro, na FMC (Faculdade de Medicina de Campos) em Campos dos Goytacazes. Ao abrir a reunião itinerante, o presidente do Conselho, Marcus Athila, disse ser "um momento histórico e único, pois essa é uma das funções da entidade, estar presente em todo o Estado, levando informações do conselho aos profissionais, em prol da transparência".

Marcus Athila agradeceu, na oportunidade, ao Dr. Bruno Corrêa Pereira, coordenador da Seccional da região, e aos responsáveis pela FMC – Faculdade de Medicina de Campos.

Dr. Bruno retribuiu o agradecimento a toda a Diretoria do CRF-RJ pela presença, empenho e disse ainda que foi uma oportunidade para todos os presentes - estudantes, profissionais e professores - tomarem conhecimento de como são tomadas as decisões na autarquia.

Durante a plenária também foi apresentado o "Fórum SNGPC: Prós e Contras", que será realizado em novembro deste ano, além do Plano de trabalho do 8º Congresso RioPharma, cujo tema é "A Prescrição Farmacêutica e os Novos Paradigmas da Profissão". O evento acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2015.

Os projetos, apresentados por Dr. Carlos Santarem (presidente do Congresso), Dra. Aline Napp (vice-presidente do Congresso) e Dra. Elisabeth Gonzaga, secretária executiva do Congresso, foram aprovados por unanimidade. Ainda foi aprovado por consenso o convênio com a ABF - Associação Brasileira de Farmacêuticos, renomada instituição, de credibilidade e a mais antiga associação profissional do Brasil, criada em 1916, que visa a qualificação do profissional.

Clique aqui e assista o vídeo completo da plenária

Os estudantes que marcaram presença e profissionais farmacêuticos também se manifestaram a favor dos eventos, pois entenderam que são de alto nível e uma excelente oportunidade para qualificação e reciclagem.

O farmacêutico Marlos Otoni dos Reis, que trabalha no DAF – Departamento de Ciências Farmacêuticas da prefeitura campista e é professor de pós-graduação em Farmacologia, na FACOG, em Ubá, Minas Gerais, disse que trazer a plenária para região é muito bom: "um exemplo que deveria ser seguido não só num ambiente educacional, mas ser exercido em todos os setores da sociedade".

A professora Jaíse Silva Ferreira também elogiou a iniciativa da plenária itinerante. Para ela, o profissional do interior fica muito distante, desse modo, essa é uma oportunidade de ficar mais próximo e conhecer os assuntos que são tratados pelo Conselho. A farmacêutica, que dá aula de Farmacotécnica, Cosmetologia, Homeopatia e Atenção Farmacêutica, aprova totalmente a realização dos eventos, principalmente o 8º Congresso RioPharma, pois acredita ser um momento onde é promovida a reciclagem e qualificação do farmacêutico ou professor, num mesmo local, reduzindo assim os custos.

O estudante de Farmácia Gabriel Togneri Justi, que se forma esse ano, participou pela primeira vez de uma plenária do Conselho e considerou interessante e construtivo, pois, na opinião dele, "o interior fica muito esquecido e no dia-a-dia é inviável parar de trabalhar para comparecer a uma plenária e conhecer de perto os trabalhos".

O II PharmaCampos

A plenária do CRF-RJ antecedeu o II PharmaCampos. O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de outubro, e teve como tema nesse ano as "Novas Áreas de Atuação do Farmacêutico", abordando assuntos como "Química dos Produtos Naturais como Campo de Atuação", "Farmácia Comunitária: de onde viemos, para onde estamos caminhando" e "Novos rumos de atuação do farmacêutico na farmácia hospilar".

O PharmaCampos reuniu, além de estudantes de farmácia, palestrantes com reconhecimento teórico e prático sobre os temas abordados, o que favoreceu a troca de experiências.

Caso queira saber mais sobre o evento, acesse http://www.pharmacampos.com.br/