CRF-RJ presente em cerimônia de posse da SBGG

O clima era de confraternização na cerimônia de posse da nova diretoria nacional da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da regional SBGG-RJ. Oficialmente, a vigência da nova diretoria começou no dia 1º de Julho, todavia, a cerimônia ocorreu em 18 de Julho, na qual os antigos e novos integrantes falaram sobre desafios e expectativas em relação à Sociedade.

IMG 5845

 O evento contou com a presença de profissionais de diversas áreas, inclusive a da Drª. Aline Napp (Assessora da Diretoria do CRF-RJ e Presidente da ANFARMAG-RJ) e a de Dr. Marcus Athila, Presidente do CRF-RJ que, recentemente, se assumiu como membro da câmara técnica da SBGG.

IMG 5813Conversando com a Equipe de Comunicação do CRF-RJ, a atual Conselheira do Departamento de Gerontologia da SBGG, Drª Célia Caldas, conta que o processo do envelhecimento é "multidimensional", logo, a lógica da Geriatria e da Gerontologia também é. Desse modo, não possível que apenas um profissional dê conta da complexidade desse fenômeno, e destaca que um dos desafios da nova gestão é a interdisciplinaridade: "é importante que nós façamos a integração de todas as áreas envolvidas na atenção da saúde do idoso". E acrescenta que difundir o conhecimento em si sobre o envelhecimento é uma das missões da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: "A sociedade em geral está muito carente do conhecimento em relação ao processo do envelhecimento, quais são os cuidados de prevenção, de promoção a saúde e de como cuidados de prevenção, de promoção da saúde e de como cuidar do idoso".

Em relação a inédita integração de Farmacêuticos na área da Geriatria e Gerontologia, a Conselheira explica que"a Assistência Farmacêutica é um dos pilares da Geriatria, pois não é possível dar ao idoso uma atenção adequada sem uma boa orientação. Não é possível que outros profissionais, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, dêem assistência sem o Farmacêutico, pois esse profissional é essencial para orientar sobre a questão das drogas medicamentosas e suas possíveis interações com outros nutrientes, além de importante para evitar síndromes geriátricas, como Iatrogenia Medicamentosa, e a Polifarmácia". Esse é um dos motivos que faz com que considere "sensacional" a aproximação do CRF-RJ com a SBGG, acreditando que o ingresso do Presidente do Conselho é uma força vinda da Farmácia para a área do envelhecimento: "O Dr. Marcus foi meu aluno em um curso de Especialização de Gerontologia, aluno destacado, brilhante. O vejo como uma porta importante que se abre para a Geriatria, área da saúde que, até então, não estava tão próxima da Farmácia", conta.