Aprovado PL 4385: Ganha o farmacêutico, ganha a população brasileira

 

Fomento à qualificação plena no âmbito prescritivo profissional, além da atenção integral de pacientes estão entre estratégias do CRF-RJ para as  perspectivas da profissão

 

peregrinaçãobrasilia2

                                                     Marcos Athila, Alex Baiense, Ana Paula Queiroz, Maely Retto e Fábio Reis

 

Aprovada na tarde desta quarta-feira, 2 de julho, no Plenário da Câmara dos Deputados a subemenda aglutinativa ao PL 4385/94. Agora realmente a presença do farmacêutico é obrigatória durante todo o expediente de funcionamento de farmácias e drogarias, que passam a ser consideradas estabelecimentos de saúde. Após 20 anos de luta pela valorização da profissão farmacêutica e pelo reconhecimento da farmácia como estabelecimento de saúde, o Plenário aprovou o projeto de lei que regulamenta o funcionamento das farmácias no país.

O presidente do CRF-RJ agradeceu o apoio dos farmacêuticos. “Agradeço a todos os farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro e inscritos no CRF-RJ  que ao atender ao nosso apelo para que lotassem as caixas de mensagens dos parlamentares em Brasília fizeram com que rapidamente o PL retornasse à pauta do Plenário, sendo aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados. Ganha o farmacêutico e ganha a saúde pública brasileira. Parabéns Farmacêuticos Cariocas. Vivas a nossa profissão!”. Comemorou.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro entende que o reconhecimento em lei de que  farmácias e drogarias são estabelecimentos de saúde implica numa nova estratégia de fomento à qualificação plena  no âmbito prescritivo profissional, além da atenção integral de pacientes estão entre estratégias do CRF-RJ para as  perspectivas da profissão

Com estratégias de fomento á residência farmacêutica, reforço dos dispositivos de fiscalização, cursos de qualificação entre várias outras ações o CRF-RJ tem mostrado que os farmacêuticos cariocas estão sendo preparados para contribuir de forma mais efetiva à saúde do Estado.

 

Leia matéria especial publicada pela Câmara dos Deputados