CRF/RJ participa do I Evento Nacional dos Conselhos Profissionais - Em defesa da sociedade

No último dia 04.11 (quarta-feira), o Fórum Estadual dos Conselhos Regionais e Ordens de Profissionais Regulamentadas do Rio de Janeiro, realizou o I Evento Nacional dos Conselhos Profissionais em defesa da sociedade. O encontro foi resultado de uma reunião da Frente Parlamentar dos Conselhos Profissionais da Câmara dos Deputados que, com o intuito de propagar a importância da atuação dos Conselhos, juntou - online - um time de grande renome e atuantes em diversas áreas como na Farmácia, Enfermagem, Administração, Nutrição, além de dois Deputados Federais.

Os mais de duzentos participantes puderam conferir o momento de intercâmbio profissional - importante não só como multiplicador de informação e esclarecedor a respeito o funcionamento dos Conselhos; mas também como fortalecedor de laços institucionais entre os mais diferentes polos e áreas de atuação, possibilitando a percepção dos desafios e experiências comuns que propulsionam a evolução das carreiras.

Além da participação institucional do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro no evento, a palestra ‘Representação e Identidade de minorias no contexto de trabalho: construção da democracia participativa’ contou com a mediação da Fiscal do CRF/RJ, Sarah Pitta, ao lado da palestrante e Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ), Ana Lucia Telles Fonseca.

Como mulheres negras, puderam mostrar um ponto de vista necessário - e, por vezes, invisibilizado por questões fáticas e estruturais - sobre as  dificuldades enfrentadas no ambiente profissional pelas minorias. Além, é claro, de abordarem questões delicadas e específicas  como a igualdade salarial entre homens e mulheres, oportunidades de trabalho, a ampliação da licença maternidade, entre outras.

Satisfeita em poder participar deste importante momento, Dra. Sarah Pitta fala sobre a motivação deste evento. “A intenção foi trazer a pluralidade que compõe os Conselhos Profissionais e se aproximar do tecido social com explanações sobre a atuação dos Conselhos, os ataques que estamos sofrendo, e as estratégias de ações articuladas que foram harmonizadas”, explica.

É importante lembrar que nos últimos anos, diversos Projetos de Leis (PLs) e Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) ameaçaram inúmeras profissões, com tentativa de mudanças em estruturas importantes não só dos regulamentos que gerem as profissões, mas também botaram em risco a atuação de profissionais - tema abordado no encontro.

Também compuseram a programação palestras sobre ‘O Conselho e o Profissional: transparência, inovação e estratégias’, ‘Importância dos Conselhos Profissionais em defesa da sociedade’, e para finalizar, foi a vez da Roda de conversa com o Historiador e a da Presidente do FORUM-RJ e do Conselho Regional de Nutricionistas 4ª Região (CRFN-4). O evento abriu portas para novos conhecimentos e interação entre profissionais de diversas atuações, garantindo assim maior compreensão sobre todos os aspectos que envolvem a regularização e direitos do trabalho.

Os vídeos do encontro estão disponíveis no canal oficial do evento e você pode acessá-los clicando aqui.