Presidente do CRF/RJ realiza palestras online para acadêmicos de farmácia

Mais um período acadêmico se inicia – dessa vez um pouco diferente e readaptado ao tão dito “novo normal”. E, com isso, surgem os desafios e as necessidades de adaptações para o enfrentamento adequado e responsável da pandemia da COVID-19; em especial em uma Instituição de Ensino Superior.

Pensando nisso, para dar as boas-vindas a mais de 150 alunos (muitos que ingressaram no curso de Farmácia da Universidade Estácio durante a pandemia) de forma segura, a Estácio realizou aula inaugural online com participação da Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, Dra. Tania Mouço.  A presidente do CRF/RJ um pouco abordou as áreas de atuação do farmacêutico, tratando de forma preliminar a gama de possibilidades que a profissão assegura ao Farmacêutico; bem como abordando as responsabilidades técnicas, éticas e legais do futuro profissional.

Além da Estácio, o Coordenador do curso de Farmácia no Centro Universitário Uniabeu e Conselheiro Regional de Farmácia, Dr. Wesley Barros, também promoveu reunião online com os graduandos – que também contou com a presença da presidente do CRF/RJ, Dra. Tania Mouço, conversando com os futuros profissionais em momentos de intercâmbio e aprimoramento profissional.

Dentre as pautas abordadas, a Legislação que abarca os estagiários – foco principal do evento da Uniabeu – e profissionais foram destaques. Além do Código de Ética e previsões das legislações do Conselho Federal de Farmácia. Dra. Tania reiterou a importância do profissional farmacêutico durante a assistência aos pacientes, além de familiariza-los sobre os principais procedimentos realizados pelo CRF/RJ – órgão responsável pela fiscalização do exercício profissional – e explicou sobre os projetos ofertados àqueles que buscam sempre por novos conhecimentos, a fim de aprimorar o lado profissional com o que há de mais importante.

De acordo com a Coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá, campus João Uchôa, Ervylene Travenzoli, algumas adaptações feitas em virtude da suspensão das aulas presenciais trouxeram benefícios, a exemplo do aumento do número de alunos e palestrantes participando ativamente das palestras, bem como a interação entre acadêmicos geograficamente distantes. “Através da tecnologia, conseguimos que a aula inaugural atingisse também outros estados por meio do uso da plataforma on-line”, completa.

Tal troca de conhecimento entre profissionais e acadêmicos de outros estados democratiza o conhecimento e impulsiona a busca por vivências diversificadas, preparando o profissional para os novos desafios proporcionados pela carreira que segue em constante evolução – e mostrou, mais do que nunca, a irrestrita importância em favor da sociedade.