QUALIPHARMA: Nasce o maior projeto de qualificação para os farmacêuticos fluminenses

qualipharma3

O QualiPharma é o Programa de Qualificação Profissional Farmacêutica, idealizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro e que oferece cursos em diferentes áreas como Farmacologia e Boas Práticas, por exemplo, aos profissionais registrados no CRF-RJ. A iniciativa busca eliminar a lacuna existente entre a teoria (universidades) e a prática (mercado de trabalho).

Por meio de cursos com curta duração - 8h e 16hs, o CRF-RJ realizará as formações não somente na capital, mas também no interior do Estado. De acordo com o Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Diretor Tesoureiro do CRF-RJ, Robson Roney Bernardo, há uma preocupação do Órgão em contratar professores com vasto conhecimento correlato à área a ser ministrada no âmbito do Programa QualiPharma. “Como requisito básico, contratamos professores com doutorado, avaliados por meio de um rigoroso processo de seleção. Fazemos questão, nesse primeiro momento, de cursos relacionados à farmacologia, medicamentos e interações medicamentosas – temas rotineiros à realidade das farmácias e drogarias; num segundo momento há a expectativa de ampliarmos os cursos para requisitos demandados pelas indústrias do Setor, por exemplo Estabilidades, a nova RDC da Bioequivalência, Validação de Método, entre outros. Todavia a intensão do Conselho é qualificar os profissionais farmacêuticos de uma maneira geral” avalia Robson.

Inicialmente a Ouvidoria do CRF-RJ elencou os temas prioritários sugeridos pelos farmacêuticos filiados. À medida em que exista uma demanda de profissionais de outros cursos, o CRF-RJ estudará novas turmas e formações. Futuramente há uma perspectiva de extensão das inscrições aos universitários em fase de conclusão do curso de Farmácia. "Há um programa que lançaremos: O Jovem Farmacêutico, que abarcará os futuros farmacêuticos e que estreitará a relação entre o CRF e os futuros profissionais” concluiu o professor.

No mês de junho será divulgado o calendário de cursos para o segundo semestre de 2014 -, em virtude da realização da Copa do Mundo o CRF suspenderá os cursos, devendo retornar ao cronograma das turmas após o evento esportivo. Recentemente o Programa QUALIFARMA abriu inscrições para seguintes cursos:

- Farmacologia da Dor (carga horária de 8hs), Nova Iguaçu – INSCRIÇÕES ABERTAS

- Interações Medicamentosas (carga horária de 16hs) -  - Barra Mansa - INSCRIÇÕES ABERTAS

- Antibióticos (carga horária de 16hs) - Niterói - INSCRIÇÕES ABERTAS

- Segurança do Paciente (carga horária de 8hs) - Rio de Janeiro - Niterói - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O Programa QualiPharma possui previsão de cursos até dezembro de 2015. As inscrições são gratuitas - serão exigidas apenas latas de leite em pó ou fraldas geriátricas ou até mesmo ração para animais. Essa é uma das iniciativas do CRF-RJ para o desenvolvimento de seu Programa de Responsabilidade Social

(ASCOM/CRF-RJ)