CRF/RJ participa de Ação Social do Outubro Rosa

No último dia 28.10, o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) realizou, em parceria com as Drogarias Pacheco, ação social no bairro de Realengo. A ação foi teve como temática base a importância do Outubro Rosa, ressaltando a necessidade de Conscientização sobre o Câncer de Mama, e contou com a presença da Presidente do CRF/RJ, Dra. Tania Mouço, e do Coordenador da Seccional Zona Oeste e Costa Verde, Dr. Bruno Luz.

 

Além da realização de exames básicos, a ação assinalou os riscos e a importância da prevenção. Apesar de quase sempre ser associado às mulheres, o Câncer de Mama também pode ser diagnosticado em homens. Contudo, independente do sexo, realizar o autoexame é essencial para o diagnóstico ainda no estágio inicial.

 

Os profissionais de saúde presentes realizaram procedimentos como testes de glicemia, aferição da pressão arterial, além de orientações nutricionais feitas por nutricionistas que também participaram. 

 

Os resultados do encontro foram extremamente positivos e puderam fortalecer o elo entre sociedade e farmacêuticos, firmando novos contatos e conscientizando diversos participantes tanto a respeito do cuidado e prevenção ao Câncer de Mama, quanto apresentando a importância do profissional farmacêutico como principal aliado em favor da saúde.

 

Para o Coordenador Bruno Luz, tal envolvimento é fundamental para mostrar para a comunidade um pouco mais sobre a importância prevalente do farmacêutico. “Assim podemos mostrar a nossa presença e, sobretudo, a importância de buscarem atendimento sempre que necessário”, afirma Bruno Luz.

Dra. Carla de Oliveira, farmacêutica idealizadora da ação, o sentimento foi de satisfação. “É sempre bom poder promover bons serviços aos nossos pacientes, além de contribuir com esclarecimentos e informações para a sociedade”, afirma.

 

A Presidente do CRF/RJ, Dra. Tania Mouço, também participou da ação social. No momento, além do contato com o público, aproveitou a oportunidade para estar ao lado de diversos profissionais farmacêuticos reafirmando o compromisso com o cuidado à saúde.  “Cuidar da saúde é uma responsabilidade atrelada a inúmeras vertentes. Outros profissionais da saúde estiveram presentes para integrar e agregar no desenvolvimento da ação, dando explicações mais aprofundadas sobre os cuidados básicos que podem ser grandes aliados aos cuidados contra a doença. A alimentação é um dos pilares que podem ser significativos para a doença” afirma Dra. Tania Mouço.