CRF/RJ realiza o X Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas

A décima edição do Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas, realizada pelo o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) nos dias 05 e 06 de setembro (quinta e sexta-feira), no Windsor Guanabara Hotel – centro da capital fluminense – começou com o pé direito. 

Com uma série de palestras cuidadosamente pensadas de forma a promover conhecimento à categoria farmacêutica de todo o Brasil, foram dois dias de muito aprendizado e intercâmbio técnico, social, científico e cultural com um grande time de profissionais que contribuem diariamente para o fortalecimento da profissão farmacêutica em nível nacional.

Encontros como esses são fundamentais para a construção e aprimoramento, afinal, a profissão permanece em constante mudança – e cabe ao profissional acompanhar e estar sempre atento aos novos desafios. ​ 

MANHÃ | 05.09


Foi nesse sentido que, dando início ao primeiro dia de RIOPHARMA, a Dra. Virgínia Carvalho, Doutora em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP, deu o ponto de partida com a palestra “Farmacannabis: entre a padronização farmacêutica e o autocuidado”. Com grande adesão dos congressistas e temática de suma importância, a palestra foi extremamente elogiada. 

Além disso, ainda pela parte da manhã o X RIOPHARMA também sediou o Encontro da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) e a palestra sobre “A importância do RT e seu papel para o cumprimento da legislação sanitária e no controle dos riscos”, ministrada pela Mestre em Microbiologia, Wilenes das Graças Silva e Sousa. 

“O papel do Farmacêutico Comunitário junto ao Cuidador de Paciente com Alzheimer” foi discutido em um importante e debate travado pelo Dr. Paulo Vicente Ramos e o publicitário Renan Silveira, dono do canal virtual “Com Viver” - que narra experiências no cuidado ao avô com Alzheimer durante os 6 anos de cuidado nos quais percebeu a importância da presença e dedicação com os acometidos pela doença. 

“Mostrar-se forte e contar com o acompanhamento dos especialistas, torna o processo menos complicado e compartilhar o que foi vivido tão perto de alguém nessas condições fez com que hoje eu possa participar troca mais do que especial com os profissionais que eventualmente lidem com a mesma situação”, afirma Renan Silveira. 

Os Congressistas puderam também prestigiar a palestra sobre “A Influência da Lesão Renal Aguda na Posologia dos Antimicrobianos em Pacientes Sépticos”, na qual o Dr. Guilherme Eduardo Ribeiro reiterou a necessidade do acompanhamento profissional especializado ao analisar os riscos apresentados pelo uso de medicamentos em dosagem inadequada, bem como o impacto no sistema renal.

A Integrante da Comissão de Direitos e Prerrogativas do CRF/RJ, Psicóloga e Autora do livro “Humanização na Saúde”, Dra. Fernanda Reis, também ministrou palestra baseada na importância da aproximação e dedicação necessária do profissional para um melhor atendimento e prestação de serviço ao público. O trabalho humanizado é para o bom relacionamento entre o profissional e o usuário e a criação de vínculo entre paciente e farmacêutico firmam o compromisso com a saúde e desenvolvem uma relação de confiança.

Por fim, encerrando a programação da manhã, os três palestrantes contemplaram a diversidade da profissão farmacêutica abordando temáticas variadas: a Doutora em Ciências Biológicas e Professora de Farmacologia, Dra. Eliane Campesatto, falou sobre os “Cuidados Farmacêuticos na Dor”, tema extremamente integrado às vivencias cotidianas do profissional farmacêutico.

O Coordenador da Câmara Técnica de Hemoterapia do CRF/RJ, Dr. Pedro Henrique Ferreira abordou “A Integralidade das Práticas Farmacêuticas na Hemoterapia, enquanto, abordando a “Importância dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para a Integralidade do Tratamento no SUS”, o RIOPHARMA foi palco para Fernanda Alcântara, Engenheira Química e integrante da empresa Boehringer Ingelheim, partilhar as normas seguidas para o melhor entendimento e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

TARDE | 05.09

A programação no turno vespertino foi retomada pela Dra. Luciana Colli, Mestre em Ciências e Tecnologia Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que narrou “Os Principais Desafios no Processo de Regularização de uma Empresa pelo Agente Regulador”; enquanto, simultaneamente, o Auditório 2 sediava a Mesa Redonda “Tendências no Mercado Varejista de Medicamentos”, composta pela RT em Farmácia Comunitária, Dra. Juliana Antunes; Dra. Marcela Fernandes da Rede Retiro; e Dra. Morena Wyler, Fiscal do CRF/RJ, que puderam apresentar diversos pontos de vista ao debaterem de forma dialética a respeito de um mercado de grande porte e a respeito dos novos Projetos de Lei recentemente apreciados pela Câmara. 

Com a presença da Juíza Federal do Tribunal Regional Federal 2ª Região, Dra. Andrea Barsotti, e Dra. Vanessa Gomes da (NATSUS/RJ), a Mesa Redonda sobre a “Judicialização de Medicamentos” aproveitou e seguiu a temática direcionada aos aspectos políticos e jurídicos para esclarecer dúvidas específicas sobre termos e trâmites para a judicialização dos medicamentos. 

Dr. Thiago Oliveira, da empresa Rastreabilidade Brasil (SP), falou sobre a “Rastreabilidade de Medicamentos” e, no auditório 2, a farmácia magistral foi ponto focal de abordagem que emoldurou os Novos Nichos de Mercado na Farmácia Magistral” com a Dra. Deborah Marques, fundadora da instituição Aprendendo a Formular. Além disso, a Mesa Redonda “Atuação Farmacêutica nas Práticas Integrativas e Complementares” engrenou o debate a respeito das PIC’s por meio das experiências do Dr. Roberto Rezende, membro do Grupo Técnico de Práticas Integrativas do CRF/RJ, e das Drs. Sheila Garcia, Carla Holandino e Adriana Santiago Soares.

Professora sempre presente no projeto de educação continuada do CRF/RJ, EDUFAR, Dra. Geysa Mariano também fez parte da programação científica do RIOPHARMA com a palestra “Novas Práticas Comunitárias: Vacinação”, grande sucesso de público. Bem como Simpósio de Segurança do Paciente, composto pela Palestra Magna ministrada pelo Dr. Victor Grabois da SOBRASP, e seguido por Mesa Redonda com as Dras. Ana Paula Antunes, Sônia Silva Ramirez e Lúcia de Fátima Neves da Silva que, juntas, abordaram três assuntos distintos e complementares para o melhor atendimento ao paciente com a participação do moderador Dr. Cássio Pessanha, especialista em Gestão Empresarial e Mestre em Ciências Farmacêuticas. 

Fechando o time de palestrantes, o Dr. Paulo Vicente Jr. trouxe a “Importância do Consultório Farmacêutico para a Saúde da População”, reiterando o papel do Consultório Farmacêutico e mostrando índices e cases de sucesso no país.

Outros temas como Radiofarmácia e Residências Multiprofissionais também compuseram a programação vespertina, conduzindo, por fim, à Solenidade de Abertura do X RIOPHARMA - realizada com a presença de toda a Diretoria do CRF/RJ e, representando o Conselho Federal de Farmácia, Dr. Tarcísio José Palhano, uma das maiores e primeiras referências da Farmácia Clínica no Brasil. 

A Solenidade de Abertura precedeu a Conferência Magna, ministrada pelo Dr. Ronald Ferreira dos Santos, membro da FENAFAR, que falou – entre outros temas - sobre a necessária importância do afeto e empatia aplicada ao exercício profissional, encerrando o primeiro dia do Congresso RIOPHARMA rememorando a real força motriz da profissão farmacêutica: o afeto.

 

MANHà| 06.09​

O segundo dia do X CONGRESSO RIOPHARMA começou com força total no Windsor Guanabara Hotel, Centro da capital do Rio de Janeiro. 

A sexta-feira (06.09), destinou momento especial voltado à Farmácia Estética com os palestrantes Drs. Thiago Pigozzo e Nilson Pita, responsáveis pela abordagem da “Toxina Botulínica: Aplicação e Intercorrências” e “Mesoterapia Estética: Tratamento e Intercorrências”, respectivamente. Atuantes na área, reiteraram o crescimento do setor devido ao aumento da procura por procedimentos estéticos com profissionais habilitados - não mais unicamente motivados apenas pela vaidade pessoal.  

Com a presença da Presidente do CRF/DF, Dra. Gilcilene El Chaer e também dos Drs. Thiago Pigozzo e Nilson Pitaa Mesa Redonda “Perspectivas e o rumo da Estética na Farmácia” firmou a importância e a inclusão dos serviços nas atribuições do profissional farmacêutico, seguida, pela participação do Dr. Walter Pereira do Patrocínio, responsável pela abordagem da “Ozonioterapia na Estética”. 

No Auditório 2, voltado à esfera pública de atuação, os congressistas puderam também conferir o Painel sobre à “Assistência Farmacêutica: Sistema Único de Saúde frente ao Complexo Econômico e Industrial  da Saúde”, apresentado pelos Drs. Jorge Antônio Bermudez e Antônio Carlos Bezerra e moderado pelo Dr. Antônio Carlos Morais. 

Simultaneamente, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) realizou Simpósio com um time de renome que abordou que há de mais moderno e relevante no segmento Hospitalar nas Mesas Redondas “Cuidados Farmacêuticos na Prevenção e no Tratamento de Infecções” – subdividida em apresentações sobre a “Prevenção e Tratamento da Sepse: plano de ação para farmacêuticos clínicos”, “Antibioticoterapia em Neonatologia: uso seguro e práticas clínicas” “5 Passos para Stewardship”, ministrados por expoentes da categoria como Alice Ramos e Francisco Alves Filho. 

Para prestigiar mais uma vez a Dra. Gilcilene El Chaer, os congressistas puderam conferir o debate sobre as Perspectivas da Assistência Farmacêutica diante das ameaças de desregulamentação”, com a presença da Diretoria do CRF/RJ e da moderadora Daniela Moulin Vasconcelos, especialista em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia pela Escola Nacional de Saúde Pública – (ENSP/FIOCRUZ).

E, concluindo a programação da manhã do segundo dia de RIOPHARMA, no segundo momento do Simpósio realizado pela SBRAFH, o foco destinado aos “Casos Clínicos: desenvolvidos em Sinais e Sintomas do trato respiratório superior na farmácia comunitária”  e à “Análise da Vancocinemia em Terapia intensiva pediátrica” foi dado pelas palestrantes Dras. Angelita Melo e Amanda Cabral e moderado pela Dra. Elisângela Lima, que pôde contribuir para o momento de aprendizado dos congressistas.      

TARDE | 06.09​

Pela parte da tarde, o Simpósio da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) - composto por duas mesas redondas complementares e que construíram o entendimento do tema apresentado  suscitaram a discussão a respeito dos “Serviços Farmacêuticos em Oncologia”. Dividida em três tópicos, a programação contou com a Dra. Marcelle Jacomelli que falou sobre a “Manipulação de Quimioterápicos”; com o Dr. Marcio Borella que abordou o “Acompanhamento Farmacoterapêutico de Antineoplásicos Orais” e, concluindo a primeira etapa, com a Dra. Daniele Teixeira que desenvolveu a temática “Farmacovigilância em Oncologia” que precedeu o debate.

A segunda mesa redonda debateu os “Principais Cânceres do Brasil” pelas perspectivas de diversos profissionais – a exemplo do Diretor Técnico-Científico da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), Dr. Mario Jorge Sobreira, que ministrou apresentação sobre uma das doenças que mais assolam as mulheres – o “Câncer de Mama”. Sucedido pela abordagem do “Câncer de Próstata,” pelo membro do GTT Oncologia do CRF/RJ, Dr. Verneck Silva; e do “Câncer de Pulmão”, tratado pelo Dr. Marcos Coelho Soares em uma Mesa Redonda fundamental para alertar e reiterar o papel do farmacêutico no tratamento da doença.

A Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) também realizou Simpósio como parte integrante da Programação Científica do X RIOPHARMA, discutindo temáticas como o “Raciocínio Clínico Farmacêutico”“Construção e Metodologia da Conciliação de Medicamentos” e “Vivências de modelo de farmácia assistencial espanhola: práticas aplicadas ao Brasil”, respectivamente, pelos Drs. André Pinto, Marcos Ferreira, Diana Graça, César Teixeira, Ana Paula Queiroz e Jaqueline Borges.

Além da extensa e diversa programação científica, o X RIOPHARMA também foi palco para a apresentação de diversos trabalhos científicos - avaliados pela Comissão Avaliadora do X RIOPHARMA.

A acadêmica Eliane Senra, discente da Universidade Nova Iguaçu (UNIG), por exemplo, veio de Nova Iguaçu para apresentar trabalho sobre o “Sistema de Garantia de Qualidade em um Laboratório de Ensino de Ciências Farmacêuticas”. E aproveitou para aprimorar conhecimentos. “O RIOPHARMA é uma grande oportunidade de buscar mais aprendizado, quanto mais melhor – sempre!”, completou Eliane.

Patrícia Marques Valente, farmacêutica e Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense aproveitou a oportunidade parar apresentar a tese de Mestrado defendida - ”Gestão por processos aplicada a uma farmácia ambulatorial” e a de Doutorado - “Cardiotoxicidade em revisão de prontuários de pacientes submetidos à químioterapia com Rituximabe e Trastuzumabedo”. Para a congressista, um fator positivo e diferencial foi a forma de exposição dos conteúdos avaliados. “A interatividade e forma de apresentação foi extremamente produtiva e prática, - foi o primeiro Congresso que participei e que pensou de forma mais ecológica!”, afirmou. Dra. Patrícia ainda elogiou o foco do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro em fomentar encontros que visem o aprendizado e o conhecimento. “Aprecio muito o fato do CRF/RJ estar investindo cada vez mais na capacitação e educação farmacêutica”, conclui.

Promover encontros como o X RIOPHARMA é uma das tarefas cumpridas e bandeiras hasteadas pelo CRF/RJ. Afinal, o fomento à educação farmacêutica é fundamental para o crescimento dos profissionais e acadêmicos. Foram dois dias de intenso aprendizado o CRF/RJ agradece a participação de todos os palestrantes, congressistas, monitores, equipe de apoio e parceiros que fizeram este grande evento acontecer e ser um sucesso. Juntos, promovemos mais um encontro em prol da educação e da congregação da categoria farmacêutica.

Clique aqui para conferir todas as fotos.