Mais seis municípios do Rio de Janeiro recebem os módulos do projeto EDUFAR

Dando continuidade a agenda do EDUFAR, dentre os dias 29.06 e 06.07, mais seis municípios do Rio de Janeiro receberam as aulas, que levam novas oportunidades para os farmacêuticos poderem expandir o nível de conhecimento profissional junto ao CRF/RJ. Os módulos oferecidos foram os de “Aplicação de Injetáveis” e “Interpretação Clínica de Estudos Laboratoriais”.

O projeto que vem sendo ampliado para todo o Rio de Janeiro visa atingir o maior número de alunos possível. Desde o início de 2019, foram dezenove localidades que receberam as aulas do EDUFAR e mais de 800 pessoas que participaram e puderam expandir a capacitação dentro das áreas oferecidas. O CRF/RJ objetiva proporcionar sempre novas oportunidades para auxiliar na busca do aprimoramento dos profissionais farmacêuticos que querem exercer o trabalho junto à saúde pública nas mais diversas frentes de atuação.

No último fim de semana de junho, os profissionais de Campo Grande, Itaperuna e Itaguaí, através dos dois módulos com temáticas diferenciadas, puderam se aprofundar ainda mais nos tópicos necessários para o trabalho cotidiano.

Em Itaperuna e Campo Grande, o módulo de “Aplicação de Injetáveis” foi ministrado pelas Profs. Dra. Elisângela Ferreira e Dra. Ethel Celene, respectivamente, desenvolvendo o conteúdo em aulas teórico-práticas. Como é necessário entender além do conteúdo teórico, o treinamento em bonecos especializados proporciona mais aproveitamento e de forma bem dinâmica, sendo um dos destaques da aula, já que é um tema que necessita ser praticado por quem trabalha com esta atividade que requer ações minuciosas. A Tesoureira do CRF/RJ, Dra. Carla Coura, esteve presente para realizar a abertura e uma breve apresentação aos alunos participantes deste módulo.

E em Itaguaí, os farmacêuticos tiveram aula de “Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais” com o Prof. Dr. Fábio Câmara, que auxiliou na capacitação dos farmacêuticos quanto a correta solicitação e interpretação clínica de exames laboratoriais, a partir de correlações clínicas, diagnósticas e terapêuticas.

No primeiro fim de semana de Julho, o EDUFAR foi realizado em Queimados, Volta Redonda e Cantagalo. A adesão vem crescendo de forma significativa, ainda mais se tratando de regiões que estão recebendo pela primeira vez o projeto, assegurando uma maior satisfação para quem participa da organização do projeto, estimulando ainda mais a realização de próximos encontros.

A Coordenadora de Volta Redonda, Juciana Barbosa, que organizou o curso de “Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais” comemora o sucesso, o agradecimento e satisfação dos alunos pelo projeto. Dentre os mais de trinta participantes, Jéssica do Carmo Alves parabenizou a organização da Coordenadora e do CRF/RJ. “O curso foi muito bom e com um excelente palestrante que esclareceu minhas dúvidas ao longo das explicações do conteúdo”, reitera ela. A Vice-presidente do CRF/RJ, Dra. Silvania França, também faz parte deste momento, dando início ao dia de aula.

Os palestrantes do EDUFAR, responsáveis por todo o desenvolvimento da aula, sempre são citados como referência para os alunos. Os Profs. Dr. Rodolfo Fernandes de Andrade e Dr. Fábio Câmara são os responsáveis pelas aulas do módulo de “Interpretação Clínica de exames Laboratoriais”, enquanto isso, no módulo de “Aplicação de Injetáveis” as responsáveis são as Profs. Dra. Geysa de Matos Dutra, Dra. Elisângela Ferreira e Dra. Ethel Celene Valdes.

O grupo de professores escolhidos pelo CRF/RJ apresenta uma enorme capacitação e amor pela profissão, e é com esta motivação que seguimos juntos neste projeto de educação continuada.