CRF/RJ realiza IV Fórum de Diretrizes Curriculares Nacionais

No último dia 30.05, quinta-feira, foi realizado o IV Fórum de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Farmácia, em Niterói. Sediado na Universidade Federal Fluminense (UFF), contou com a presença dos Diretores do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro - a Presidente, Dra. Tania Mouço; a Diretora Tesoureira, Dra. Carla Coura e o Diretor Secretário Geral, Dr. Ricardo Lahora - e dos membros integrantes da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF/RJ) do CRF/RJ, Coordenadores de Cursos, membros do Núcleo Docente Estruturante de cursos de graduação em Farmácia e Professores.

O encontro contou com a presença de uma equipe de renome compondo o time de palestrantes que, abordando assuntos de extrema importância para a profissão, suscitou debates necessários para o desenvolvimento da profissão. Com discussões de caráter pedagógico, teórico e prático, o encontro teve como foco a melhoria e adequações das Diretrizes Curriculares Nacionais às novas realidades e rumos da profissão farmacêutica.

O Conselheiro Federal de Farmácia do estado do Paraná (PR), Dr. Paulo Roberto Boff, deu início ao evento ministrando a palestra “Os desafios atuais para a Farmácia: a economia 4.0 e a aplicação das DCNs”. Em seguida, tiveram a voz os Profs. MsC. Wesley de Marce Barros; Dra. Fernanda Centurião e concluindo o momento, a Prof. Dra. Luciana Maria Esper que compartilhou experiências a partir das novas DCNs aplicados ao Estágio Curricular.

Diante dos desafios encontrados no âmbito profissional, das lutas em favor de mais conquistas e das discussões a respeito da importância da educação na formação pessoal e profissional, o encontro é necessário para reiterar a necessidade de capacitação e atualização para o fortalecimento da profissão.