Reunião Plenária entra para história do CRF-RJ

A primeira Reunião Plenária de 2014 vai entrar para a história do CRF-RJ por seu caráter democrático e participativo. Ocorrida ontem (29/01), na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em função do espaço que o auditório oferece, a reunião foi aberta aos profissionais farmacêuticos e outros convidados, que puderam assistir ao debate dos conselheiros e ainda opinar. “Foi uma situação inusitada, nunca vista antes no Conselho, pois em ocasiões semelhantes era vetado aos convidados o direito à palavra”, declarou o presidente do CRF-RJ, Marcus Athila.

Maely Retto (vice-presidente), Marcus Athila (presidente do CRF-RJ) e Robson Roney (diretor tesoureiro)

Pontualmente, às 16h30, a atual gestão do CRF-RJ deu início à reunião, que durou até 20 horas. O presidente Marcus Athila abriu o encontro ressaltando a importância da transparência em sua gestão. “Estou satisfeito em ver uma sala tão bem representada. Os farmacêuticos aqui presentes poderão opinar sobre os temas que iremos discutir. Apoio a transparência, a democracia e o respeito por essas pessoas. Por esse motivo, faço questão que a Plenária seja pública e dê voz ao farmacêutico. É por ele que estamos lutando”, afirmou o presidente do CRF-RJ.

Estavam na pauta temas como a criação das Câmaras Técnicas Especializadas, para julgamento de processos administrativos fiscais; a escolha de mais dois conselheiros para a Comissão de Tomada de Contas; e a votação de uma deliberação que reduz em 50% os jetons e a verba de representação no CRF-RJ, a qual foi aprovada.
Em relação às Câmaras Técnicas Especializadas, de acordo com a vice-presidente Maely Retto, elas estão previstas no regimento interno do CRF-RJ e são utilizadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Portanto, existe uma necessidade de criá-las, uma vez que irão facilitar o trâmite dos processos administrativos fiscais, que continuarão a ser relatados pelos conselheiros, porém com discussão na Câmara Técnica Especializada. Posteriormente, os processos são encaminhados ao Plenário, que fará o julgamento com base na ata das Câmaras, tornando o trâmite mais rápido e deixando tempo livre na reunião para discussões importantes para os farmacêuticos.

A Comissão de Tomada de Contas ganhou mais dois membros: Bruno Freire e Raquel Nascimento, para avaliar as contas de 2013.

Recorde de público em primeira Plenária aberta aos farmacêuticos e convidados

A maioria dos conselheiros aprovou também uma mudança no texto de uma deliberação que está para ser publicada. Nela constará que o CRF-RJ, conforme determinação da Lei Federal 5.991/73, vai exigir a assistência farmacêutica para todo o horário de funcionamento da farmácia. Como autarquia federal, o Conselho deve cumprir o que determinam as leis, decretos e resoluções estabelecidas pelo Governo Federal.

O diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (Sinfaerj), José Liporage, ficou com a “Palavra do Convidado”. Ele denunciou uma grande rede de drogarias no Rio de Janeiro que faz rodízio de farmacêuticos e não contrata profissionais em número suficiente para cobrir o horário de atendimento ao público. O CRF-RJ assumiu compromisso de um trabalho conjunto de fiscalização nessas lojas.

Assista no player abaixo o Vídeo Resumo da Plenária

O que pensam os convidados

Para o farmacêutico e professor Roberto Pereira Neto, fazer uma Plenária deste nível foi uma excelente iniciativa da nova gestão. “Até hoje, isso nunca havia acontecido. Antes, não sabíamos as datas e horários dos encontros. Realmente, é um ganho para o profissional farmacêutico, que poderá ouvir e também ser ouvido”.

A gestora farmacêutica da Rede de Drogarias Tamoio, Nilza Maria Garcia Toledo de Pinho, afirma que por meio das Plenárias será possível o farmacêutico entender como o Conselho toma as decisões ligadas ao profissional. “Um encontro como este mostra que existe uma preocupação por parte da diretoria em saber o que pensa o farmacêutico. Espero que seja sempre assim, até mesmo nas próximas gestões”.

- Leia a Ata da Plenária

- Veja o Vídeo Completo da Plenária