CRF/RJ reitera posicionamento contrário ao EaD na Saúde em Reunião dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF) e o Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS) promoveram hoje (10.05), em Brasília, a I Reunião dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde. Em pauta, um tema de suma importância para a formação adequada dos profissionais da Saúde: o Ensino a Distância (EaD).

E o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro – na ocasião representado pelos Drs. Silvania França, vice-presidente do CRF/RJ; Valter Luiz Gonçalves, presidente da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF) do CRF/RJ; e Fabiana Pugliese, membro da CAEF – esteve presente no encontro e reiterou posicionamento contrário ao EaD na formação de profissionais da Saúde.

A Mesa Diretiva do Fórum, composta pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, e pelo Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) – que apresentará Projeto de Lei a respeito do EaD – suscitou debate e ideias a respeito da importância do ensino presencial na área da Saúde e possívels prejuízos resultantes da implantação do EaD.

Para o Presidente da CAEF do CRF/RJ, Dr.Valter Luiz, as palestras e apresentações trouxeram uma nova perspectiva do estado das discussões realizadas em âmbito federal e em outros estados. "Com o objetivo de atualizar e mobilizar todas as profissões da área da saúde através de suas representações, pudemos estar mais próximos das discussões e, juntos, alcançar uma unidade em torno do propósito de impedir o avanço do EaD nas graduações na área da saúde", afirma.

"As representações das 14 profissões da Saúde finalizaram uma proposta de texto para o substitutivo de Projeto de Lei que será apresentado em Audiência Pública na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)", conclui Dr. Valter.

Audiência Pública sobre EaD será realizada no próximo dia 15.05 na Câmara dos Deputados

Em continuidade às ações contrárias à implantação do EaD no ensino da Saúde, na próxima terça-feira, 15.05, o CRF/RJ estará presente na 1a Audiência Pública acerca do assunto, que será realizada na Câmara dos Deputados, a pedido dos Deputados Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) e Alice Portugal (PCdoB/BA).

O CRF/RJ permanece diligente e atuante no sentido de assegurar a qualidade da formação profissional dos farmacêuticos, resguardando as bases fundamentais para a graduação em saúde: o contato in loco e o cuidado com o paciente. De acordo com a Resolução CFF Nº 642, de 29 de junho de 2017, é imprescindível ao exercício farmacêutico que sejam ofertadas - com conteúdos teórico-práticos e com ênfase nas áreas do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde, gestão em saúde e estágios curriculares obrigatórios - disciplinas sob a modalidade presencial.