CRF/RJ em ação pelo Uso Racional de Medicamentos

Uma grande conquista para a categoria farmacêutica fluminense marca o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado hoje (05.05): a inauguração do primeiro Consultório da Rede Pública de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O Consultório Farmacêutico, inaugurado ontem e localizado no município de Volta Redonda, objetiva otimizar o trabalho multidisciplinar na rede pública e garantir adesão adequada ao tratamento por parte do paciente.

O atendimento fica a cargo de 15 farmacêuticos lotados na Rede Municipal de Saúde e devidamente capacitados pelo Conselho Federal de Farmácia por meio do curso “Cuidado Farmacêutico no SUS”. Além de subsidiar o usuário com um calendário posológico, os profissionais atuantes no Consultório ensinarão ao paciente a melhor forma de armazenamento e administração do medicamento, esclarecerão a eficácia dos medicamentos genéricos, os riscos das interações medicamentosas, além de sanar outras dúvidas comuns entre a população e que poderiam comprometer a eficácia terapêutica.

Para a Coordenadora da Seccional Centro-Sul Fluminense, Dra. Juciana Batalha, a inauguração representa um marco para a profissão. “Além de ser uma das farmacêuticas que faz parte do projeto, acredito que minha felicidade venha de pensar que o paciente será o maior beneficiado. Tenho certeza que a adesão ao tratamento será cada vez melhor com esse acompanhamento realizado pelo farmacêutico”, comemora. A vice-presidente do CRF/RJ, Dra. Silvânia França, também esteve presente no momento.

O Consultório Farmacêutico fica localizado na Farmácia Municipal, na Rua Edson Passos, 171- Aterrado. O horário de funcionamento vai de 8h às 12h e das 13h às 16h30, com agendamento prévio, respeitando as prioridades.

Campanha de Promoção do Uso Racional dos Medicamentos atendeu mais de 200 pessoas

Em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou, na manhã de ontem (04.05) a Campanha de Promoção do Uso Racional dos Medicamentos.

A ação, realizada na Praça Sávio Gama, contou com a presença da equipe de farmacêuticos da Secretaria de Saúde que realizaram diversos serviços como orientação farmacêutica, aplicação da pesquisa de adesão aos medicamentos com questionário do Conselho Federal de Farmácia, distribuição de mudas do projeto Farmácia Viva com orientação sobre propriedades das plantas e forma de preparo, além da realização e testes de índice glicêmico e aferição de Pressão Arterial.