Tesoureira do CRF-RJ participa de curso do Tribunal de Contas da União

A Tesoureira do CRF-RJ, Carla Coura, participou no dia 26 e 27 de fevereiro de 2018 do curso “Processo de Contas Anuais na visão do TCU” em Brasília (DF). O curso, ministrado pelo Professor e Auditor Federal de Controle Externo do TCU, teve como objetivo  orientar os participantes sobre a Decisão Normativa nº 161 e 163 e atualizar gestores quanto às normas de prestação de contas  do relatório de gestão que deverá ser entregue no mês de maio.

“A prestação de contas é um dos deveres básicos dos administradores públicos e de todos aqueles que gerem recursos públicos. Contudo, não basta apenas apresentar documentos a título de prestação de contas. É necessário que estes documentos, além de refletir efetivamente a utilização dos recursos públicos, contenham todos os elementos necessários e suficientes para permitir a formação de um juízo de valor a respeito dos atos praticados por quem presta contas”, explicou a Tesoureira do CRF-RJ, Carla Coura.  No caso específico dos conselhos de fiscalização do exercício profissional, que apenas recentemente voltaram a prestar contas, a necessidade de capacitação no tema deste curso é ainda mais relevante.

O curso foi ministrado pelo Professor e Auditor Federal de Controle Externo do TCU, Guilherme La Rocque e apresentou casos concretos que forneceram aos participantes as situações mais comuns detectadas quando da análise das tomadas e prestação de contas.