1º Workshop da Câmara Técnica de Indústria e Assuntos Regulatórios do CRF-RJ reúne farmacêuticos no Rio

Aconteceu na última sexta-feira (28/07), o I Workshop da Câmara Técnica de Indústria e Assuntos Regulatórios do CRF-RJ: Atuação do Farmacêutico na Indústria Farmacêutica. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), reuniu grandes nomes da área na sede da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no Centro do Rio.

IMG 20170728 100055121 HDR

Auditório da ABF lotado no início da solenidade do I Workshop da Câmara Técnica

O evento teve início às 9h30 e a mesa de abertura foi composta pela diretora do CRF-RJ, Talita Barbosa, pelo diretor da ABF, Dr. José Liporage Teixeira, pela secretária executiva da CT de Indústria e Assuntos Regulatórios do CRF-RJ, Dra. Lyca Fonseca, e pelo coordenador da CT de Indústria e Assuntos Regulatórios do CRF-RJ, Dr. Julio Cesar Magalhaes. Dra. Lyca Fonseca, iniciou agradecendo a presença de todos e destacando que cada tema e palestrante deste primeiro evento da CT de Indústria e Assuntos Regulatórios foi pensado com muito carinho, para oferecer assuntos do interesse da comunidade farmacêutica.

Durante a solenidade, o Dr. José Liporage, refletiu sobre o papel do farmacêutico na questão da saúde da sociedade. “Tenho cerca de 30 anos de profissão e quero compartilhar com vocês minha preocupação hoje com todos os farmacêuticos. A gente tem que começar a pensar no momento que o mundo passa hoje e o papel do farmacêutico da indústria, para pensarmos em como melhorar a saúde”, disse Liporage.

A diretora do CRF-RJ, Talita Barbosa, encerrou a solenidade de abertura falando da importância do Conselho se aproximar de todos os segmentos farmacêuticos: “Hoje, vivemos um momento de muito orgulho, de resgate da nossa profissão. Nosso presidente, Dr. Marcus Athila, sempre fala isso, sobre o resgate do farmacêutico como um profissional de saúde que o farmacêutico, por origem, sempre foi. Temos investido muito em capacitação e eu agradeço muito à Câmara Técnica de Indústria por ter realizado esse grande evento”, afirmou Talita Barbosa.

O ciclo de palestras foi aberto pela Dra. Rosângela Ducraux, que abordou o tema “Boas Práticas de Fabricação”. Encerrando as atividades da manhã, a assessora técnica da Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dra. Maria da Glória Silva da Costa, palestrou sobre "Projeto Arquitetônico da Indústria Farmacêutica".

IMG 20170728 102314024

A Dra. Rosângela Ducraux apresentando o tema "Boas Práticas de Fabricação".

IMG 20170728 112428

Dra. Maria da Glória Silva da Costa apresentando o tema "Projeto Arquitetônico da Indústria Farmacêutica".

As palestras da tarde foram iniciadas pelo líder de Pesquisa e Desenvolvimento Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Dr. Douglas Andrade, que tratou do tema: "Desenvolvimento de Produtos - Avanços da Farmacotécnica e sua utilização e importância na prática clínica atual". O workshop continuou com a apresentação da Dra. Luciana Ferreira Mattos Colli mestre em Ciências e Tecnologia Farmacêutica, sobre o “Plano Mestre de validação – PMV”.

IMG 20170728 135213

Dr. Douglas Andrade com o tema: "Desenvolvimento de Produtos - Avanços da Farmacotécnica e sua utilização e importância na prática clínica atual"

IMG 20170728 144231698 HDR

A mestre em Ciências e Tecnologia Farmacêutica, Luciana Colli, abriu a quarta palestra do evento, com o tema "Plano Mestre de Validação".

As últimas palestras da tarde, ficaram a cargo do Luiz Alberto da Rocha Torres, que falou sobre “Classificação de área (HVAC)” e da Dra Rosângela Ducraux, que fechou o evento com o tema “Validação de processo produtivo”. O I Workshop da Câmara Técnica de Indústria e Assuntos Regulatórios do CRF-RJ: Atuação do Farmacêutico na Indústria Farmacêutica foi mais uma iniciativa do Conselho, com intuito de investir na capacitação e no aprimoramento profissional de farmacêuticos e acadêmicos de graduação em Farmácia.

20507103 1839119249440027 1516263855687950821 o

O Dr. Luiz Alberto da Rocha Torres com o tema sobre Classificação de área (HVAC).