CRF-RJ realiza Simpósio de Farmácia Clínica Homeopática

Na última sexta-feira, dia 10/03, o CRF-RJ promoveu no centro do Rio o Simpósio de Farmácia Clínica Homeopática, que teve como foco debater a atuação clínica do farmacêutico na homeopatia. Na mesa de abertura, estavam presentes o Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Marcus Vinicius Romano Athila, a Diretora Tesoureira e Coordenadora da Câmara Técnica de Farmácia Magistral (Alopática e Homeopática) do CRF-RJ, Dra. Talita Barbosa Gomes, a Presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos, Doutora Aline Coppola Napp e a Presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, Doutora Amarilys de Toledo Cesar.

Ao todo, nove dos maiores nomes da farmácia do estado do Rio de Janeiro e do país ministraram seis palestras, além de uma mesa redonda sobre a Aplicação do Formulário Nacional de Homeopatia para um público de 200 farmacêuticos, em sua maioria jovens, o que sensibilizou os palestrantes de modo geral, que não esperavam tanta receptividade de um público que representa a chave para o futuro da atividade farmacêutica.

 

Saldo mais que positivo: palestras, mesa redonda e cerca de 200 farmacêuticos presentes, em sua maioria jovens. O futuro busca conhecimento.

 

A primeira palestra do Simpósio abordou a "Evolução do Atendimento Farmacêutico na Clínica Homeopática" e foi ministrada pela Dra. Bianca Cardoso Viola. A segunda, falou sobre "Consultório Farmacêutico Homeopático: como legalizar?" e foi ministrada pela Dra.Talita Barbosa Gomes. O Dr. Ivan da Gama Teixeira comandou a terceira palestra do evento, sobre "Serviços Farmacêuticos". Após o intervalo de almoço, a Dra. Carla Holandino Quaresma palestrou sobre "Homeopatia nas Doenças Emergentes". Em seguida, a palestra "Prescrição Farmacêutica Homeopática" foi ministrada pela Dra. Amarilys de Toledo Cesar. Após, o Presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila, realizou a sexta palestra do Simpósio sobre "Ética na Propaganda na Prescrição Farmacêutica".

Após o ciclo de palestras, foram chamados para compor a mesa redonda os doutores Leandro Machado Rocha para falar sobre o Formulário Nacional de Homeopatia e Francisco José de Freitas, para abordar o uso racional do Formulário Nacional e suas indicações. Para mediar a mesa, foi chamado o Doutor Gian Paulo Gonçalves Bonaccorsi. Tanto nas palestras quanto na mesa redonda, os temas abordados foram levados para a plateia, que teve suas perguntas respondidas pelos expositores.

Agradecemos o apoio da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, da Associação Brasileira de Farmacêuticos e da Associação de Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro.

 

Disponibilizamos os arquivos das apresentações para Download:

Palestra: Evolução do Atendimento Farmacêutico na Clínica Homeopática
Palestrante: Dra Bianca Cardoso Viola

Palestra: Consultório Farmacêutico Homeopático: Como Legalizar
Palestrante: Dra Talita Barbosa Gomes (CRF-RJ)

Palestra: Homeopatia nas Doenças Emergentes
Palestrante: Dra Carla Holandino Quaresma (UFRJ)

Palestra: Prescrição Farmacêutica Homeopática
Palestrante: Dra Amarylis de Toledo Cesar (ABFH)

Palestra: Ética na Propaganda da Prescrição Farmacêutica
Palestrante: Dr Marcus Vinícius Romano Athila (CRF-RJ)