Diretoria do CRF-RJ aprova Videoaulas, criação de nova Câmara Técnica e trabalho legislativo

Em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 03/03, os diretores do CRF-RJ Marcus Athila, Robson Roney, Talita Barbosa e José Roberto Lannes decidiram que serão produzidas videoaulas com o objetivo de proporcionar o acesso à capacitação continuada para os farmacêuticos. Os vídeos, que vão durar em média 20 minutos, serão produzidos pelo Conselho e as aulas serão ministradas por especialistas em várias áreas. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente para os farmacêuticos do Rio de Janeiro.

marcusathilaqualipharma

Videoaulas: capacitação será disponibilizada gratuitamente para farmacêuticos.

 

Os diretores também aprovaram a criação da Câmara Técnica de Farmácia Ambiental. O objetivo é reunir um grupo de farmacêuticos que possam tratar de temas importantes, como a presença de interferentes endócrinos na água, que estão relacionados à saúde, ao meio ambiente e ao desenvolvimento social.


Foi decidido também o apoio aos funcionários do Departamento de Auditoria do SUS, o DENASUS. O órgão, que é responsável por zelar pela correta alocação dos recursos na rede de atendimento, representa a principal ferramenta de fiscalização do Sistema Único de Saúde e teve sua estrutura mudada com a publicação da Medida Provisória 653/2016. A medida retira a estabilidade legal para o trabalho destes fiscais.

O Presidente do CRF-RJ, Dr. Marcus Athila lembrou que em 2008 foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro a Lei 4935/2008, que instituiu o Dia da Orientação Farmacêutica, porém, desde então a lei não foi colocada em prática. Desta maneira, o diretor José Roberto Lannes levará a demanda para a Comissão Parlamentar que organizará uma agenda positiva entre os gestores do município e a Diretoria do CRF-RJ com o objetivo de colocar a lei em prática.
Para saber mais sobre o Dia da Orientação Farmacêutica, clique aqui.


Além dessas decisões,também foi aprovada pela diretoria a ampla divulgação do calendário de eventos que serão realizados pela Seccional de Campos dos Goytacazes. Os diretores elogiaram a iniciativa do Coordenador da Seccional.