Além da dor, paracetamol pode limitar a sua alegria, diz pesquisa

Pesquisadores dos Estados Unidos revelaram um novo efeito colateral do analgésico paracetamol. O estudo da Universidade do Estado de Ohio aponta que o uso do medicamento pode diminuir a capacidade do paciente de sentir emoções, como alegria e tristeza.

Segundo a Info, os cientistas dividiram 167 voluntários em dois grupos: o primeiro com usuários do paracetamol e o segundo com pessoas sob efeito de placebo. As reações eram analisadas após exposição de fotos negativas e positivas aos pacientes.

Eles avaliavam de 0 a 10 as emoções provocadas por cada uma das 40 imagens selecionadas pelos cientistas. A seleção de fotos variava entre crianças chorando, desnutridas, paisagens de campo, cachorros e crianças brincando.

Os pesquisadores constataram que os pacientes que estavam sob efeito do paracetamol não conseguiam classificar as imagens com extrema felicidade ou extrema tristeza, totalizando 5,85 no resultado final. Já os que receberam o placebo conseguiram expressar de forma mais intensa o que sentiam, finalizando o teste com 6,75.

Com isso, os cientistas concluíram que o medicamento também pode limitar a alegria dos pacientes.

Fonte: Diário Gaúcho