Prof. João Ferreira da Rocha recebe a Comenda do Mérito Farmacêutico

Profissionais que se destacaram ao longo de sua atuação merecem reconhecimento. E isso é o que o Conselho Federal de Farmácia faz todos os anos. Através de uma solenidade, o CFF homenageia profissionais que tiveram uma atuação marcante na área da saúde, especialmente na farmácia, e os premia com a Comenda do Mérito Farmacêutico.

O professor Dr. João Ferreira da Rocha é um desses profissionais homenageados recentemente, em 2014. E não é para menos: mesmo aposentado há 17 anos pela UFRJ, o professor continua a trabalhar prestando assistência farmacêutica aos pacientes que buscam a farmácia universitária da faculdade. Ele diz que faz isso por amor à profissão e aos pacientes.

Filho de agricultores, João e sua família trabalhavam no cultivo da terra para subexistência. Entretanto, suas ambições eram diferentes, e ele se formou em farmácia na UFRJ. E a paixão pela profissão o fez se tornar mestre e doutor em Química Orgânica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), onde atuou como professor colaborador. Depois, se tornou professor-adjunto da universidade em que estudou, a UFRJ, participando de bancas examinadoras e colaborando com o curso de mestrado em farmácia hospitalar mesmo depois de aposentado; lecionou em outras universidades, como a Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo, Universidade Estácio de Sá e Universidade Severino Sombra.

Atualmente, além de seu serviço voluntário na farmácia universitária da UFRJ, o professor Dr. João Ferreira da Rocha dá aula de Farmacotécnica na UNIG, a Universidade Iguaçu.

Foi a produtiva e rica história do professor que o levou a ser indicado para receber a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo Rio de Janeiro.

Outros homenageados pelo prêmio do CFF em 2014 foram:
• Dr. Alexandre Passos da Silva (AC)
• Dra. Marluce dos Santos Guimarães (AL)
• Dra. Karla Regina Lopes Elias (AM)
• Dr. Jardel Adailton Souza Nunes (AP)
• Profa. Angela Maria de Carvalho Pontes (BA)
• Prof. Dr. Glaucio Barros Saldanha (CE) - não pôde comparecer à solenidade
• Prof. Nilton Luz Netto Junior (DF)
• Dr. Jorge Luiz Joaquim Terrão (ES)
• Dra. Marlene Ramos Vasconcelos (GO)
• Dr. Raimundo Nonato Figueiredo e Silva (MA)
• Dra. Júnia Célia de Medeiros (MG)