Medicamentos à base de Talidomida foram extraviados

A Anvisa alerta à população sobre o extravio de medicamentos à base de Talidomida. Foram de 192 caixas (5.760 comprimidos) de 100mg, fabricados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), lote 13090212, data de validade 09/2015. O extravio ocorreu durante o transporte terrestre entre Belo Horizonte e São Paulo, entre a empresa fabricante e a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. A Agência foi notificada pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) e pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais (SUBVPS- MG).

 

O medicamento é controlado e possui elevado potencial teratogênico, ou seja, causa o nascimento de crianças com malformações, como por exemplo, sem braços e sem pernas, se tomado por mulheres grávidas e, por isso não pode ser consumido sem a devida prescrição e orientação médica. Ressaltamos que o produto é proibido de ser comercializado, ou seja, não pode ser vendido em farmácias e drogarias, sendo somente permitida a sua distribuição em postos de saúde credenciados.

 

Devido ao elevado risco, a Anvisa solicita que, caso qualquer vestígio deste produto seja encontrado, o interessado entre em contato imediatamente com as Autoridades Sanitárias locais de sua região e/ou Anvisa, para que sejam tomadas as ações necessárias. O contato com a Anvisa pode ser realizado por meio do e-mail: med.controlados@anvisa.gov.br ou pelo telefone 61-3462-5832.
As autoridades de MG e SP já estão tomando as medidas sanitárias na tentativa de identificar o local onde se encontram os medicamentos.

Para facilitar a sua identificação, informamos que a embalagem possui as seguintes frases de alerta:

  • "Proibida para mulheres grávidas ou com chance de engravidar"
  • "Talidomida causa o nascimento de crianças sem braços e sem pernas.".
  • "Este medicamento é só seu. Não passe para ninguém.";
  • "Uso sob Prescrição Médica.";
  • "Sujeito a Retenção de Receita.";
  • "Proibida a Venda no Comércio.";
  • "Este medicamento não provoca aborto.";
  • "Este medicamento não evita filhos."