Operação conjunta entre Polícia Civil e CRF/RJ interdita farmácias ligadas à milícia

Policiais da Delegacia do Consumidor do Rio de Janeiro (DECON/RJ) e o Serviço de Fiscalização do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) realizaram operação conjunta hoje, 21.10, para apuração de denúncias recebidas sobre a suposta ligação de estabelecimentos farmacêuticos à milícia fluminense. A megaoperação contou com a presença de cerca de 100 agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) e das delegacias do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).

O apoio e orientação técnica ficaram a cargo do Serviço de Fiscalização do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), que constatou diversas irregularidades como documentos com suspeita de fraude, ausência de licenciamento sanitário, medicamentos sujeitos a controle especial sem procedência confirmada, estabelecimentos funcionando clandestinamente sem inscrição junto ao CRF/RJ - fatos que culminaram com a interdição de oito farmácias e a prisão de dez pessoas que podem responder por crimes contra a saúde pública, tráfico de drogas, sonegação fiscal, entre outros.

Pelo menos vinte farmácias foram alvos de mandados de busca e apreensão após indícios da ligação a um grupo paramilitar atuante nas Zonas Norte e Oeste do Rio e também na Baixada Fluminense, onde foram apreendidos milhares de medicamentos sujeitos a controle especial e outra substâncias. Os fármacos foram direcionados à Cidade da Polícia, onde estão sendo identificados e contabilizados pelo CRF/RJ e agentes da Polícia Civil.

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro reconhece os resultados da operação como promissores no sentido de assegurar à sociedade uma assistência farmacêutica de qualidade; independentemente da localidade. Após diversas ameaças dos grupos paramilitares que cercearam a atividade de fiscalização em regiões do estado, reiteramos nosso compromisso com a categoria farmacêutica e, sobretudo, com o usuário que possui o direito de contar com a presença do profissional farmacêutico.