Guia de Orientação - Coronavírus

O momento é de alerta na saúde pública mundial e, apesar de não termos casos confirmados da nova variante do Coronavírus (2019-nCoV) em solo brasileiro, o papel do farmacêutico é fundamental no sentido da atenção aos cuidados necessários para identificação e cuidado - seja de si ou dos possíveis pacientes.

Um Boletim Epidemiológico foi divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e o Ministério da Saúde na última terça-feira (28.01) e o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro preparou esse guia para informar o essencial e necessário sobre o Novo Coronavírus (2019-nCoV) e o que pode ser feito para evitar os potenciais riscos de contágio.

Apesar de 98,7% dos casos terem sido confirmados na China (2.761), pelo menos 18 países já apresentam casos da doença (dados até o dia 27.01.2020). A América do Sul se encontra fora da listagem de países atingidos, no entanto, a chance de ser registrado em nosso território ainda existe. O Brasil já registrou 13 casos suspeitos e, até o momento, 4 já foram descartados.

Em caso de suspeitas, é imprescindível que procure um hospital para que sejam feitos exames que possam comprovar o estado de saúde do paciente. Entre as recomendações básicas, estão:

1. Em caso de tosse e/ou espirro, cobrir a boca e o nariz com as mãos;
  2. Não compartilhar objetos pessoais;
  3. Lavar as mãos com frequência;
  4. Cozinhar bem carne e ovos.

Sintomas:

Casos menos graves:

1. Tosse;
  2. Espirro;
  3. Febre;
  4. Dificuldade de respirar.

Casos mais graves:

1. Síndrome respiratória aguda grave;
  2. Insuficiência renal.

Para que se considere um caso como suspeito, é preciso que o paciente apresente ao menos alguns sintomas da doença, além de se enquadra em uma das duas situações a seguir: ter viajado para a cidade de Wuhan nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas ou ter tido contato com alguém que possa ser uma suspeita ou confirmação de contaminação pelo vírus.

Em caso de suspeita do Coronavírus, o paciente precisa ficar isolado e sendo monitorado até que se tenha o diagnóstico exato da doença, mantendo o tratamento para o controle dos sintomas. Todos os profissionais que estivem em contato com o paciente precisarão seguir protocolos que garantem a proteção pessoal para que não ocorra o contágio caso o paciente espirra ou tussa.

O Coronavírus ainda não é considerado uma Epidemia Global por ter sido registrado em menos de 20 países e por apresentar medidas para o controle da transmissão. Apesar de não estar em número alarmante, é fundamental que se tenha muito cuidado com todos os aspectos que possam ser determinantes para a contração da doença.

Em meio a tantos cuidados necessários, você farmacêutico, não deixe de se cuidar enquanto cuida também do outro:

1. O primeiro passo é estar atento a qualquer sinal que possa indicar uma possível contaminação. Tome os devidos cuidados para preservar sua saúde;
  2. A atuação do farmacêutico é muito importante para o auxílio na detecção de possíveis sintomas. Caso seja procurado por um paciente que solicite medicamentos que sejam para os sintomas de resfriado, auxilie-o a procurar o centro médico e realizar os exames necessários;
  3. Realize todos os processos de higienização pessoal e do ambiente de trabalho. Por se tratar de um vírus, é comum que sua transmissão seja pelo ar, logo, verifique sempre se ocorrerão descuidos por parte do paciente.