Cegonha Carioca: cuidado humanizado para a mãe e o bebê

Projeto pioneiro no Brasil, implantado em 2011, o Cegonha Carioca tem como principais objetivos humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê – desde o pré-natal até o parto, para reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal. Lançado inicialmente em duas regiões – Rocinha e a área de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba – chegou em 2012 a toda a cidade.

Enxovais e visitas

Por meio do programa, todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local. Além de conhecer a maternidade, a futura mamãe, junto com um acompanhante, participa de ações educativas e, ao final da visita, recebe de presente o Enxoval Cegonha. A visita da gestante à maternidade é agendada no 3º trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação.

No total, 19 maternidades fazem parte do programa (municipais, estaduais, federais e universitárias).

Transporte

Quando chega a hora do parto, o Cegonha Carioca também está presente: a futura mamãe conta com o transporte cegonha, com ambulância exclusiva que a busca em casa e a leva até a maternidade. O acionamento de ambulâncias para atender as gestantes do programa Cegonha Carioca é feito do Centro de Operações Rio e garante agilidade e conforto para as futuras mamães. O programa conta com dez ambulâncias especializadas.

Na hora de ter o bebê, na maternidade, a gestante é recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que a acompanha durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um(a) acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto.

Bebê Carioca Online

Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no site da Prefeitura. Informações como peso, altura, data e horário do nascimento também estão disponíveis.

Fonte: site Prefeitura do Rio de Janeiro