CRF/RJ e COSEMS/RJ em favor da Assistência Farmacêutica no SUS

 O CRF/RJ, em parceria com o COSEMS/RJ, identificou a necessidade de aprofundar a discussão da Assistência Farmacêuticaem âmbito municipal. E, diante de tal constatação, criou o Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica no SUS - GTAFSUS (Portaria nº 853/2018). Composto por profissionais farmacêuticos com extensa experiência na Assistência Farmacêutica e partes integrantes do CRF/RJ, COSEMS/RJ e Fiocruz, elaborou documento inicial com propostas de trabalho que objetivam a otimização do serviço na capital.

Um dos eixos consiste na realização de Seminários e Encontros Regionais que envolvam as nove regiões do estado do Rio de Janeiro que, por meio da problematização metodológica, culminem em propostas que subsidiem a construção de uma proposição de um novo Modelo de Assistência Farmacêutica para os municípios do ERJ, que busque assegurar qualidade e factibilidade, considerando as possibilidades financeiras, de recursos humanos de cada gestão municipal e que atenda a complexidade das Redes Locais de Atenção à Saúde.

As propostas a serem colhidas nos Seminários e Encontros Regionais de forma ascendente e participativa e, após sistematizadas, serão submetidas e avaliadas pelas direções do CRF/RJ e do COSEMS/RJ. A avaliação dessas propostas subsidiará a assinatura de um Termo de Obrigações a Cumprir, com vistas a fixar parâmetros de conduta para o CRF/RJ e Prefeituras, no desempenho de ações e alcance de metas definidas. Além desse eixo, outros eixos de trabalho se farão necessários, como o de propor diretrizes mínimas para amparar, em escala municipal, o planejamento da assistência farmacêutica a fim de definir políticas locais que qualifiquem o acesso ao medicamento de acordo com os princípios da Política Nacional de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica no SUS, por exemplo, além de capacitação.

Os eventos encontram-se sistematizados, com o envio para os(as) Secretários(as) Municipais de Saúde, do OF. Conjunto COSEMS RJ/CRF RJ. nº 01/2019, informando sobre tal iniciativa e indicando link para preenchimento de formulário/questionário com prazo máximo até 22/02/2019 para preenchimento. O formulário visa delinear o perfil assistencial de cada município e as respostas dos municípios embasarão a discussão no Seminário e/ou encontro destinado às regiões específicas.

Esperamos que desses encontros saiam propostas dos Grupos de Trabalho e, nessa linha de pensamento e buscando maior articulação, contaremos não apenas com a participação dos membros do GTAFSUS e das Diretorias do CRF/RJ e do COSEMS/RJ - mas também dos Coordenadores das Seccionais/Região do CRF/RJ e dos Apoiadores do COSEMS, inclusive, com convite já feito à Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - SAFIE/SES/RJ.

O calendário, inscrições direcionadas as Secretarias Municipais de Saúde de cada região e a programação, serão disponibilizadas posteriormente. Finalizando, a Direção do CRF/RJ em mais uma de suas iniciativas, espera contar com a colaboração de todos Farmacêuticos Gestores de Assistência Farmacêutica, na perspectiva de construção de um modelo que vá ao encontro das diretrizes estabelecidas pelo SUS e fortalecimento da Assistência Farmacêutica.

FARMACÊUTICOS (AS) COMPONENTES DO GTAFSUS.

  • Antonio Carlos Morais (Presidente)
  • Manoel Roberto da Cruz Santos (COSEMS/RJ)
  • Daniela Moulin Maciel de Vasconcelos.
  • Vera Lucia Luiza
  • Nathália Cano Pereira
  • Thiago Lopes das Dores
  • Leandro Oliveira Paranhos

Caso deseje entrar em contato com a Comissão, basta encaminhar e-mail para comissaoafsus@gmail.com

Para preencher o questionário, clique aqui.
 


GTFASUS CRF/RJ