Simpósio de Análises Clínicas: sucesso entre técnicos e farmacêuticos

facebook imagens analisesclinicas2306

 

Na última sexta-feira, dia 23/06, aconteceu o  I Simpósio de Análises Clínicas. O evento ocorreu no município do Rio de Janeiro, no auditório da Caixa Cultural, no centro da cidade.

Durante todo o dia, farmacêuticos e técnicos puderam assistir a diversas palestras que abordaram temas muito pertinentes sobre a área. A iniciativa contribuiu muito para o resgate da importância do profissional farmacêutico na profissão, que hoje é dividida com profissionais de variadas formações, como biologia e biomedicina.

A primeira palestra começou com o Professor Marcos Kneip Fleury (UFRJ, SBAC) falando sobre Hematologia. Logo após, a Professora Lucieny de Faria Souza Miguel (LACEN-RJ, UNIGRANRIO), ministrou a segunda palestra sobre Antibiograma e Resistência Bacteriana. Após um breve intervalo, o Professor Paulo Murilo Neufeld (UFRJ, SBAC) palestrou sobre Esporotricose, seguido do Professor Patrick Menezes (UCB, SBAC), que finalizou o ciclo com sua palestra sobre Erros Pré-Analíticos.

Após as quatro palestras, o Simpósio de Análises Clínicas foi encerrado com uma mesa redonda sobre a RDC 585/13 - Exames laboratoriais e a prescrição farmacêutica, composta pelos doutores Rodolfo Fernandes de Andrade, Brunna Santoro Garcia, José Francisco da Silva Junior, que são membros da Câmara Técnica de Análises Clínicas/Bioquímica do CRF-RJ além da Dra. Ana Lucia L.Caldas. A mesa foi mediada pela Dra. Paula Medeiros Sabino, que também integra a Câmara Técnica.

Ascensão da Farmácia Clínica

De acordo com o Dr. Rodolfo Fernandes, o crescimento da Farmácia Clínica nos últimos anos despertou o interesse dos farmacêuticos para a área de Análises Clínicas: "Nos últimos tempos, a Farmácia Clínica teve um significativo crescimento. Isso jogou luz no ramo de Análises Clínicas, evidenciando os exames laboratoriais como ferramenta clínica na prevenção e monitoramento farmacoterapêutico.", comentou, explicando que a interpretação e análise de exames é parte fundamental da rotina do farmacêutico clínico.

Antes disso (ascenção da Farmácia Clínica), a área de Análises Clínicas ficou um bom tempo fora do foco das atenções dos farmacêuticos, embora seja uma área com muitas oportunidades de crescimento, principalmente entre os farmacêuticos de gerações mais novas.

Currículo Generalista x Especialista

Um dos motivos, de acordo com a Dra. Paula Sabino, é a mudança do currículo acadêmico do curso de Farmácia: "Antes, o estudante de farmácia possuia quatro vertentes para se especializar na faculdade: bromatologia, farmácia hospitalar, análises clínicas e farmácia industrial. Hoje, o currículo é generalista - isto é - todos se formam farmacêuticos e precisam buscar suas áreas de atuação após à formatura, o que exige mais tempo e recursos financeiros. Atualmente, o farmacêutico que deseja se especializar em Análises Clínicas precisa fazer um curso de pós-graduação. O currículo generalista atual, portanto, fez com que os focos fossem se perdendo", comenta.

A divulgação do ramo e a mudança no currículo acadêmico são as apostas dos especialistas presentes no Simpósio para a conscientização e mudança do contexto da profissão, retomando o protagonismo farmacêutico na área. É o que diz, por exemplo, a Dra. Brunna Garcia: "É muito importante que o CRF-RJ promova Simpósios, Seminários e Cursos sobre Análises Clínicas, porque isso contribui muito para a construção de uma cultura. É preciso que os farmacêuticos mais jovens, que estão se formando, conheçam não apenas sobre as matérias que lhes são ensinadas, mas sobre tudo aquilo que podem realizar na prática com elas dentro da profissão. Além disso, o Conselho Federal de Farmácia já está fazendo uma revisão geral na grade curricular do curso, o que trará mais mudanças positivas nesse sentido", completou.

Muitos técnicos presentes

Christian Fellipe de Jesus Gonçalves é Técnico em Patologia Clínica e trabalha no Laboratório de Análises Clínicas do 38° Batalhão de Infantaria de Vila Velha/ES e aproveitou o final de semana no Rio de Janeiro para participar do Simpósio, que não era destinado apenas aos farmacêuticos e recebeu a presença de muitos técnicos: "Tirei várias informações proveitosas daqui. Foi muitíssimo importante passar um dia inteiro obtendo informações atualizadas que são muito úteis. São conhecimentos que levarei com certeza para a equipe com quem trabalho. Que haja cada vez mais simpósios, pois a participação neles acrescenta muito no nosso cotidiano profissional. O Professor Patrick, por exemplo, falou muito bem sobre a coleta dos eletrólitos, que não é mais feita com soro-gel, minimizando bastante os erros na fase pós-analítica. Todo profissional busca atualização. Eu mesmo estou sempre lendo artigos e buscando me atualizar. Esse trabalho do CRF-RJ é muito importante".

Recorde de doações

O Simpósio de Análises clínicas foi gratuito para os participantes, pedindo a contrapartida social da doação de alimentos, fraldas e rações para cães e gatos. Foram doados quase 30kg entre latas e sachês de leite em pó, pacotes de macarrão e café, 53 pacotes de fraldas infantis e geriátricas, além de mais 11kg de ração canina. Os mantimentos arrecadados nos eventos são doados a instituições de caridade.