Grupo de Trabalho sobre Conciliação de Medicamentos do CFF visita serviços no RJ

O recém-criado Grupo de Trabalho (GT) sobre Conciliação de Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (CFF), reuniu-se nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Formado pela assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, e pelos também farmacêuticos Antônio Mendes, Diana Graça e Cesar Augusto Teixeira, membro do Observatório de Vigilância e Uso de Medicamentos da Faculdade de Farmácia/UFRJ, o grupo esteve na cidade para colher subsídios à elaboração de um manual sobre o tema. A publicação será lançada em parceria com o Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP) Brasil.

Os integrantes do GT visitaram dois serviços que realizam a conciliação de medicamentos. O primeiro foi o do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). O grupo conversou com a equipe responsável pelo trabalho no hospital, as farmacêuticas residentes Ana Carolina Bringel, Larissa Abrahão e Aline Sant’Anna. Também esteve presente ao encontro a residente Evani Freitas, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), hospital público de referência para tratamentos de doenças cardíacas de alta complexidade no Rio de Janeiro.

Aproveitando a visita à UFRJ, o grupo esteve também na Farmácia Universitária da Faculdade de Farmácia da UFRJ, onde foi recebido pelas professoras Elizabete Pereira dos Santos e Rita de Cássia da Silva Assunção Barros. As duas professoras são, respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora do Programa Farmácia Universitária.

O segundo serviço visitado foi o das Clínicas Oncológicas Integradas (COI), na Barra da Tijuca. O GT foi recebido pelo coordenador da Farmácia, Antônio Macedo, e pela supervisora de Farmácia Clínica, Lucyana Alves de Carvalho, que apresentaram o serviço de Farmácia Clínica e a unidade onde ocorre a manipulação de quimioterápicos. A equipe de Farmácia Clínica da COI entrou em funcionamento em 2012 e é formada por mais três farmacêuticos clínicos, entre eles – Márcio Luís Lima Borella e Danielle Cardoso de Souza – e três estagiários.

Durante a visita, os farmacêuticos explicaram como é feita a conciliação de medicamentos prescritos aos pacientes da clínica, que oferece atendimentos integral em câncer, a prevenção à alta complexidade. Os farmacêuticos clínicos atendem todos os pacientes no início do tratamento e quando há mudança no protocolo ou tratamento.

“Estou muito feliz pela oportunidade de conhecer pessoas que estão contribuindo para o avanço da Farmácia Clínica no país, ainda mais em se tratando de serviços tão especializados como esses”, comentou Josélia Frade, ressaltando a excelência técnica das equipes e estabelecimentos visitados. "Foi muito motivador também conhecer educadores apaixonados pela profissão e comprometidos com o processo de formação de futuros profissionais e que se dedicam para transformar a residência e a farmácia universitária em grandes oportunidades para o desenvolvimentos de competências para a prática profissional."

Josélia Frade informa que, para a elaboração do manual sobre conciliação de medicamentos, o GT está levantando locais que implantaram esse serviço no Brasil. Quem desejar fazer contato com o grupo pode encaminhar e-mail para joselia@cff.org.br.

Fonte: Comunicação do CFF